Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

30/11/2017 - Cultura
Abertas inscrições para Festival Floripa na Foto

foto/divulgação: Bruno Ruy

Projeto Kombina com Foto

Floripa está sempre pronta para um clique. Bonita por natureza, de tradições singulares e encantos mil, a Ilha da Magia tem sempre a pose perfeita em qualquer ocasião. Seja onde e como for, Floripa sai bem na Foto. Por isso, a cidade que é um verdadeiro retrato e é cenário de incontáveis selfies, flashes e registros, é a inspiração para o Floripa na Foto, evento de fotografia que ocorre de 13 a 16 de dezembro no Centro de Artes da Udesc.

 

Na 5ª edição, o encontro apresenta uma série de atividades que tem como objetivo compartilhar experiências e ensinamentos sobre a arte de fotografar. Para isso a programação conta com palestras, oficinas, mesas de debate, exposições, entre outros. Foram convidados renomados fotógrafos do Brasil e do exterior.

 

Para uma das organizadoras do evento, Lucila Horn, a essência do Floripa na Foto é a vontade de compartilhar encontros, firmar parcerias e valorizar as trocas de experiências entre quem tem uma longa trajetória no campo, e quem está descobrindo o poder da linguagem fotográfica.

 

O projeto, idealizado por Lu Renata e Lucila Horn, oportuniza um intercâmbio com algumas das principais tendências da fotografia abordando diferentes temas relacionados à arte, e ganha densidade com nomes como: Boris Kossoy, Rosely Nakagawa, Marcelo Greco, Rogério Ferrari, Ed Viggiani, Andrea Eichenberger. Autores que vem refletindo, construindo e elaborando uma fotografia contemporânea brasileira.

 

Em 2017 o festival realiza sua 5ª edição com o apoio de universidades como o CEART e FAED da UDESC, Secart -UFSC e Univali Florianópolis. O evento conta com apoio ainda da Prefeitura de Florianópolis, por meio da Fundação Franklin Cascaes.

 

As inscrições para participar do encontro estão abertas e podem ser feitas no site http://www.floripanafoto.com.

 

O Festival

 

O Festival de Fotografia Floripa na Foto foi criado em 2010, agregando fotógrafos, pesquisadores, artistas, professores, fotojornalistas e amantes da fotografia para pensar e produzir de forma integrada, visando a formação de público e a conquista de espaços expositivos e educacionais.

 

A primeira edição do Festival aconteceu em 2010 através do edital Elisabete Anderle, ocupando o Centro de Convenções da UFSC e vários espaços da Universidade com oficinas, projeções e exposições, além da Galeria da Fundação Cultural Badesc com uma individual de Walter Firmo.

 

Em 2011  o Festival aconteceu no centro da cidade de Florianópolis, ocupando seis salas do Museu Histórico de Santa Catarina, com palestras no antigo Cine Ritz, oficinas na Casa da Memória, na casa José Boiteux, Galeria Helena Fretta, Fundação Cultural Badesc, Biblioteca Pública e vários outros espaços.

 

Em 2012, o Festival não aconteceu, passando a ser realizado bianualmente. Nos anos de 2013 e 2015, a edição aconteceu no Centro de Artes e Cultura - CIC, e no Museu da Escola Catarinense, respectivamente.