Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

21/03/2018 - Cultura
Prefeitura lança DVD do Projeto Cinema nos Bairros

foto/divulgação: Carolina Arruda

Prefeitura lança DVD do Projeto Cinema nos Bairros

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude e da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, realiza na próxima terça-feira, 27 de março, às 15h, o lançamento do DVD de curtas do projeto Cinema nos Bairros - Circuito "Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis'".

 

O projeto Cinema nos Bairros, realizado de 27 de novembro a 17 de dezembro de 2017, exibiu gratuitamente uma coletânea de sete filmes curtas metragens brasileiros. O Circuito passou por 20 diferentes espaços de Florianópolis, priorizando comunidades que não são equipados com salas de cinema ou carentes de eventos culturais.

 

O projeto alcançou diretamente um total de 1.624 pessoas e envolveu associações comunitárias e entidades educacionais. Para além das crianças, público alvo, outros interessados como adultos e idosos compareceram aos espaços que receberam as sessões.

 

Um dos objetivos do projeto foi o de ocupar espaços comunitários, transformando ambientes alternativos em salas de cinema provisórias, estimulando a integração dos moradores e incentivando a criação de programação cultural para os espaços comuns dos bairros.

 

Os filmes exibidos foram selecionados por meio de curadoria realizada pela cineasta Luiza Lins a partir do acervo cinematográfico da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis e integram o DVD com versão em audiodescrição e LIBRAS que terá 100 cópias distribuídas gratuitamente para bibliotecas e entidades educacionais e sociais que atendem público infantojuvenil no município de Florianópolis.

 

O projeto Cinema nos Bairros foi patrocinado pelo Fundo Nacional da Cultura, do Governo Federal, e contou com a realização da Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude e da Fundação Cultural Franklin Cascaes, juntamente com o Ministério da Cultura. O projeto Cinema nos Bairros também recebeu o apoio do FUNCINE – Fundo Municipal de Cinema de Florianópolis - pela disponibilização dos equipamentos de projeção para a exibição das obras.

 

O lançamento do DVD ocorre na terça-feira, 27 de março, às 15h, no Teatro da Ubro, localizado na Escadaria Pedro Soares, nº 15, Centro, e o evento integra a programação de Aniversário de Florianópolis.