Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

16/06/2010 - Cultura
Fita Floripa movimenta a cidade a partir deste domingo
De 20 a 27 de junho, grupos teatrais e artistas de sete países da Europa e América Latina vão integrar a agenda do evento, que tem a Fundação Franklin Cascaes entre os patrocinadores.

foto/divulgação: Divulgação

Espetáculo 'A Galinha Degolada' - Persona Cia de Teatro

Florianópolis transforma-se no palco principal do 4º Fita Floripa – Festival Internacional de Teatro de Animação, a partir deste domingo (20/06), com participação de 15 grupos da Bélgica, Espanha, França, Alemanha, Peru, Chile e de vários estados brasileiros. Com artistas de referência na América Latina e Europa, a programação contempla mais de 40 apresentações teatrais para crianças e adultos, além de oficinas e exposições. O Fita Floripa acontece até dia 27 de junho, em diversos espaços culturais nas cidades de Florianópolis, Criciúma e Joinville.

 

O evento conta com patrocínio das universidades federal e estadual de Santa Catarina (UFSC e Udesc); do governo federal, através da Lei Rouanet; do governo estadual, por meio do Funcultural; além da Prefeitura da Capital e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), via Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Também são apoiadores do festival a Tractebel Energia S.A, Banco do Brasil, Fundação Catarinense de Cultura, Secretaria Municipal de Educação, SESC, e Fundação Cultural de Criciúma.

 

Destaques


Um dos destaques internacionais desta edição é a Cia Pelmànec, da Espanha, especializada em teatro de bonecos, com a peça ‘Don Juan, Memória Amarga de Mi’. No espetáculo, ao contrário da maioria das versões do mítico galanteador, este Don Juan tem idade avançada. Ao final da vida, enfermo e sob os cuidados de um frade, o personagem revisita suas memórias.

 

Representando o Chile, a companhia Teatro Viaje Inmóvel traz o espetáculo ‘El Último Heredero’, que fala de casamentos arranjados, guerras e vinganças. A história transcorre na época colonial e é protagonizada por uma família que vive numa fazenda e esconde um segredo que vai despertar no meio de uma guerra civil.

 

Entre os grupos tetrais do Brasil está o paulistano Cia Truks Teatro de Bonecos, com ‘Cidade Azul’. O enredo fala de como nasce, cresce e se fortalece uma comovente amizade entre duas crianças de realidades diferentes: um menino de rua e uma menina de classe média perdida pelas ruas.

 

Criado em 2007, o Fita Floripa surgiu com o objetivo de ampliar o acesso a espetáculos de teatro de boneco e animação no país, divulgando suas diferentes linguagens para o público. A idealizadora é a professora de artes cênicas Sassá Moretti, que percebia a necessidade de um grande festival também para que os alunos vissem de perto as inúmeras técnicas de manipulação e o trabalho minucioso de reconhecidos grupos de teatro.

 

Oficinas, debates e exposições

 

O 4º Fita Floripa ocupa praticamente todos os espaços culturais de Florianópolis: Centro de Cultura e Eventos, Igrejinha, Concha Acústica e Teatro da UFSC, Udesc, Teatro da Ubro, Teatro Álvaro de Carvalho e Centro de Criatividade em Arte. Também sediam espetáculos os Jardins do Palácio Cruz e Sousa, Largo da Alfândega, Hospital Infantil e Casa de Repouso Irmãos Joaquim, além de levar apresentações às cidades de Criciúma e Joinville.

 

Durante o festival está programada a Mesa de Conversa, com o tema ‘A Dramaturgia do Objeto’, com a participação de atores, diretores, professores e críticos. O debate visa discutir o corpo como objeto na peça ‘Women´s’, do Grupo (E)xperiência Subterrânea, e o boneco como personagem autônomo na montagem A Galinha Degolada, da Companhia de Teatro Persona.

 

Para a edição de 2010 estão programadas três oficinas gratuitas de 20 horas cada uma: Dramaturgia criativa para títeres e objetos com Maurício Kartun (Argentina); Teatro de Sombras com Alexandre Fávero da Cia. Teatro Lumbra de Animação (Rio Grande do Sul); e Introdução ao Teatro de Animação com o Grupo Sobrevento (São Paulo). Uma oficina permanente sobre construção de bonecos com materiais recicláveis, também gratuita, será oferecida a estudantes das séries iniciais do ensino fundamental.

 

Outra atividade do Festival é a exposição de bonecos, com o objetivo de exibir as variantes da linguagem do teatro de animação e aproximar o público de conteúdos e materiais específicos do gênero.

 

Serviço:

 

O Quê: 4º Fita Floripa - Festival Internacional de Teatro de Animação

 

Quando: De 20 a 27 de junho

 

Onde: UFSC, Udesc, Teatro SESC, Teatro da Ubro, Teatro Álvaro de Carvalho, Centro de Criatividade em Arte, Jardins do Palácio Cruz e Sousa, Largo da Alfândega, Hospital Infantil e Casa de Repouso Irmãos Joaquim.

 

Fonte: Fifo Lima / Assessoria de Imprensa do Fita Floripa

 

Informações: www.fitafloripa.com.br



galeria de imagens