Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

12/04/2019 - Cultura
PRAÇA XV DE NOVEMBRO RECEBE NESTE SÁBADO HANAMATSURI
Festa das Flores em homenagem ao aniversário de Buda na cultura oriental

foto/divulgação: PMF

Cultura Oriental

Hanamatsuri ou Festa das Flores é um evento que comemora o aniversário de Buda, onde se busca apresentar a diversidade cultural e religiosa seguindo uma tradição.Durante todo o dia 13 de abril, sábado, serão oferecidas diversas atividades alusivas a cultura japonesa, para receber os visitantes que chegam a Florianópolis e mesmo para os descendentes de Japoneses e toda a população que se interessa com esta cultura tão rica do oriente. O evento tem o apoio da Prefeitura de Municipal de Florianópolis e secretaria de Cultura, Esporte e Juventude por meio da Fundação Cultural Franklin Cascaes.

Logo pela manhã será realizada uma cerimônia Budista onde terá uma imagem de Buda na praça, próxima à figueira, para aqueles que forem chegando fazer pedidos enquanto o banham com chá doce. Na sequência haverá apresentações de taikô (tambor japonês), além de performances de dança bon odori com a participação do público presente, música e artes marciais, animekê e concurso de cosplay.No mesmo dia aos interessados poderão participar de oficina de origami (arte de dobradura em papel), kirigami (arte de cortar papel), mangá (desenho), Mametsukami (prática do uso do hashi), forja da espada no estilo japonês, espaço para jogos cognitivos, jogos de tabuleiro; shiatsu; reiki, e também estandes de venda de artesanatos, cerâmica, bonsai e culinária japonesa. 
O Hanamatsuri será com certeza um dos eventos mais prestigiados e procurados no próximo sábado, principalmente para quem gosta de fazer um passeio ao ar livre, e curtir o Centro histórico de nossa cidade com a família, podendo assim conhecer um pouco mais de todo o legado que os Japoneses nos deixaram. 
 
SERVIÇO

 
Local: Praça XV de novembro

Data: 13 de abril de 2019 - sábado

Horário: 10 às 18:30 horas

HISTÓRIA


Segundo reza a tradição, o Buda Shakyamuni nasceu no quarto mês do ano, quando no céu surgia a lua cheia da Primavera. Deslocando-se para o país de Koliya, sua terra natal, a rainha Mayadevi sentiu as pontadas do parto quando atravessava o Jardim Lumbini. Foi quando pediu para repousar, pois a viagem tinha sido árdua.
Ao dobrar o corpo para deitar-se viu adiante uma flor que despontava num ramo. Foi neste instante que as contrações aumentaram e deu nascimento a um menino. Uma chuva de pétalas e néctar caiu naquele momento e dos cantos da Terra se fez soar um brado anunciando a boa nova. Chamaram a criança de Sidharta. Assim, repetindo o acontecimento, os seguidores do budismo do mundo todo comemoram o Vesak - no Japão, conhecido por Festa das Flores ou simplesmente Hanamatsuri.
Ocasião de grande festividade, em que num altar decorado com fIores, a imagem do Buda Menino é devidamente instalada. Aqueles que pretendem homenageá-lo, dirigem-se até o altar e, numa concha, recolhem chá adocicado que é derramado sobre a cabeça do Buda. Repetem este movimento por três vezes, fazendo pedidos como a realização de sonhos ; saúde e proteção.
Esta versão popular, muitas vezes é substituída por um motivo filosófico: ao banhar o Buda, estamos banhando a nós próprios. Assim, purificamos o nosso coração e podemos avaliar a nossa conduta perante a vida. O Hanamatsuri acontece no mês de abril, data próxima do nascimento de Buda.
 

Programação na Arte


galeria de imagens