Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

12/04/2019 - Cultura
Samba de Terreiro faz apresentação na Escadaria do Rosário nesta segunda-feira (15)

foto/divulgação: Luiza Filippo

Samba Raiz

 

Em seu local de origem, na Escadaria do Rosário, o projeto Samba de Terreiro realiza mais uma edição nesta segunda-feira (15), a partir das 18h. Com o lema “Samba de Terreiro conta a nossa história”, o evento propõe divulgar essa forma de executar o samba e de preservar um dos principais elementos da cultura afro-brasileira, bem como valorizar os guardiões da Velha Guarda. Como diz o coordenador Carlos Raulino, "é o Samba do povo para o povo". 

 

 O Samba de Terreiro Florianópolis realizou a primeira apresentação em três de janeiro de 2017. Na estreia, reuniu mais de mil pessoas na Escadaria do Rosário e, desde lá, já foram 23 apresentações, sempre ganhando a simpatia e o coração do público. Ao todo, são mais de 40 pessoas na equipe entre músicos, pesquisadores e administração. 
 Antes da apresentação das músicas, os coordenadores iniciam cada roda com a explicação sobre o que é samba de terreiro ou samba de quadra e o objetivo do projeto. Entre os compositores que fizeram história, estão nomes como Silas de Oliveira, Noel Rosa de Oliveira, Dona Ivone Lara, Chico Santana, Paulo da Portela, Padeirinho e Cartola. O público que quiser cantar junto, tem acesso ao caderno das letras através do evento no Facebook. 
  
As edições do Samba de Terreiro Florianópolis são gratuitas e mantidas, até o momento, com o trabalho voluntário dos integrantes. Neste ano, houve patrocínio e apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis através da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude e Fundação Franklin Cascaes. 
  
SAMBA DE TERREIRO FLORIANÓPOLIS 

 
Local: Escadaria do Rosário, centro de Florianópolis 
Data: 15/04/2019 
Horário: das 18h às 20h 

 
Participação aberta ao público 

 


galeria de imagens