Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

06/05/2019 - Carnaval
Casa da Memória recebe doação em VHS com registro do nosso carnaval desde de 1980
A Casa da Memória guarda um acervo de fotos, vídeos e áudios acessível para pesquisa diariamente no centro da capital

foto/divulgação: PMF

Doações

A Prefeitura Municipal de Florianópolis, Secretaria de Cultura e a Fundação Franklin Cascaes, receberam na sexta-feira, 03 de maio, o Empresário, Rodrigo Darosci, que doou para a Casa da Memória um acervo muito rico com CD’s, DVD’s e fitas VHS com imagens de carnavais em Florianópolis, desde a década de 1980 até os dias de hoje. O material servirá de consulta para todo munícipe que tiver interesse em fazer pesquisas, além daqueles que são apaixonados pelo nosso carnaval. Também há imagens aéreas da cidade da década de 1990 e outras raridades. “Foi um dia muito feliz para os Servidores da Casa da Memória em poder receber este acervo, que é um verdadeiro presente à cidade onde preserva e resgata parte da história afetiva da nossa gente”, destaca a Superintendente da Fundação Franklin Cascaes, Roseli Pereira.
CASA DA MEMÓRIA
Inaugurada em 30 de março de 2004, a Casa da Memória de Florianópolis é um centro de documentação da vida social e cultural do município. Há quem pense que o espaço abriga uma espécie de museu de antiguidades. Na verdade, o órgão reúne, restaura, organiza, preserva e divulga registros visuais, sonoros, bibliográficos e documentais relativos à história, à memória, à identidade e à produção cultural da cidade. Parte do acervo é composto de doações feitas pela população.
 
Gerida pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), a Casa da Memória conta com uma equipe de colaboradores, entre funcionários, estagiários e voluntários. Apesar da estrutura bastante enxuta, o centro de documentação é considerado por repartições congêneres uma referência para o estado e o país. Turistas, estudantes, professores, historiadores, antropólogos, enfim, pessoas de todos os lugares encontram no espaço um rico acervo para consulta, composto por quase 45 mil peças documentais.
 
Núcleo Audiovisual
 
O setor reúne fotografias, filmes, discos, vídeos, arquivos sonoros, fotografias coloridas e em preto e branco, CDs, DVDs, CDs-ROM, fitas de áudio com gravações de músicas e de extintos programas de rádio, livros nacionais e estrangeiros, filmes, cartazes, exposições, mapas, periódicos, impressos e documentos de diversas épocas. Entre as preciosidades, guarda o Banco de Imagens Sylvio Ferrari, com milhares de fotografias e slides de caráter biográfico, histórico e geográfico, e o Arquivo Zininho, que mantém acervo de imagem e som, com ênfase às coleções organizadas pelo saudoso poeta, compositor e radialista Cláudio Alvim Barbosa.
 
Núcleo de História Oral e Pesquisa
 
Realiza pesquisas e projetos voltados ao registro da memória do município como o projeto “Memória dos Bairros”, que aborda a memória oral dos bairros. O setor é responsável também pela execução do projeto “Nossa Cidade, Nossa  Memória”, que apresenta a estudantes de escolas de Florianópolis um pouco do trabalho realizado pela Casa da Memória. Coordena ainda o projeto “Cidade Contada – Literatura e Espaço Urbano”, que mescla a leitura de contos relacionados ao espaço urbano e à paisagem natural, feitos por autores expressivos da literatura local, com narrativas sobre ícones da cultura material e imaterial que fazem parte da memória afetiva de Florianópolis.
 
Núcleo Biblioteca
 
Especializada em assuntos referentes à história social e cultural do município, a biblioteca da Casa da Memória guarda documentos raros, além de livros, revistas e periódicos disponíveis para consulta.
 
FFC Publicações
 
Com o objetivo de ampliar a inserção de autores catarinenses no mercado editorial, a Fundação Franklin Cascaes lançou em 2008 um selo próprio e desenvolveu uma cuidadosa linha de produtos voltados ao resgate da memória local, além de outros títulos prestigiando a literatura e a arte contemporâneas de Florianópolis.
 
Endereço: Rua Padre Miguelinho nº 58 – Centro
Esquina com Rua Anita Garibaldi
(Imediações da Catedral Metropolitana)
Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 13h às 19h
Contato: (48) 3333-1322


galeria de imagens