Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

23/05/2019 - Cultura
Abertura do Ciclo do Divino Espírito Santo será neste final de semana

foto/divulgação: Cristiano Andujar

Abertura do ciclo

A abertura do Ciclo do Divino Espírito Santo, ocorrerá no dia 25 de maio, sábado com programação a ser realizada no interior da Catedral Metropolitana.

O Ciclo do Divino é uma tradição em nossa cidade, onde ocorre todos os anos dois sábados antes do domingo de Pentecostes, sendo que os festejos  seguem até meados de setembro.

As festas acontecem em 14 comunidades da capital, onde se mesclam elementos religiosos, seculares e folclóricos.

Na manhã do dia 25 de maio haverá a apresentação dos casais festeiros de 2019, o hasteamento das bandeiras, a benção dos pães e o lindo cortejo imperial com desfile pelas ruas do centro da cidade.

A Festa do Divino Espírito Santo é uma manifestação cultural marcante na religião do litoral catarinense, que acontece também em municípios vizinhos como São José, Palhoça, Governador Celso Ramos e Santo Amaro da Imperatriz.

 

O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Florianópolis, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes.

Cabe lembrar que a Festa do Divino é Patrimônio Cultural Imaterial de Florianópolis, justificando assim este título pois tem a participação e devoção dos fiéis de grande parcela da população.

Além de ser uma celebração que faz parte da vida das comunidades que realizam essas festas, tendo grande influência do povoamento açoriano e madeirense.

A abertura do Ciclo do Divino do Divino Espírito Santo terá a seguinte programação:

 

25 de maio (sábado) - 9h às 12H

8:30h Concentração dos casais

9h Bênção dos pães

9:30h Apresentação dos casais festeiros 2019 das localidades de Florianópolis e Municípios convidados

10:15h Fala das autoridades

10:40 Hasteamento das bandeiras: Açores, Divino e Florianópolis

11h Cortejo e desfile pelas ruas centrais da cidade


galeria de imagens