Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

27/08/2019 - Cultura
Galerias de arte do município recebem oficinas da programação "Encontros com o Olhar"
As oficinas serão disponibilizadas nos espaços da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

foto/divulgação: Sergio Vignes

Oficinas

 

Quem gosta de fotografia vai ter uma semana movimentada em Florianópolis. É que até o sábado, dia 31, o Centro de Artes da UDESC finaliza o evento “Encontros Com o Olhar”, criado para festejar o mês da Fotografia oferecendo oficinas, palestras, exposições e rodas de conversa, com uma programação gratuita de mais de 45 horas.
“Encontros com o Olhar” tem apoio da Fundação Franklin Cascaes e é uma realização do Programa de Extensão Laboratório de Representação Fotográfica da UDESC-CEART. A ideia é contribuir para o desenvolvimento das ações do pensar e circular a imagem fotográfica em Santa Catarina.
A programação acontece em diferentes locais da cidade e é voltada para um público que abrange fotógrafos, artistas e interessados em geral. Entre quinta-feira, dia 29, e sábado, dia 31, acontecem oficinas nas áreas de: retrato, laboratório fotográfico preto e branco, fotografia de rua, processos criativos, construção de câmeras escuras e tratamento de imagens.
Serão oferecidas 10 vagas por oficina, e a inscrição é por ordem de inscritos, os demais entrarão em uma lista de espera.
30/08 - Narrativas visuais na escrita de si: processos criativos, com Lu Renata

Local: Galeria Municipal Pedro Paulo Vecchietti, das 14 às 18h
Ementa: Narrativas visuais na escrita de si, tem como objetivo pensar as memórias pessoais como dispositivo poético reverberante nos processos criativos. Fotografia / processo / percurso / pesquisa / fotografia / arte / narrativa / memória / esquecimento / imagem / sociedade / lembrar / estética / passado / presente / mônada / escrever / fotografia / experiência / afeto / incômodo / casa / infância / quarto / cama / noite / sombra / obscuro / medo.
Sobre a ministrante: Lu Renata tem formação em artes visuais e doutorado na linha de pesquisa Processos Artísticos Contemporâneos da UDESC, sua pesquisa versa sobre imagem, memórias e narrativas. Ministrou oficinas de fotografia pinhole, construção de câmera escura, fotografia analógica, fotografia contemporânea e história da arte.
Número de vagas: 10
Dias 30 e 31/08 - Olhares e Personagens, Com Sérgio Vignes

OBS:  Dia 30, a oficina ocorrerá das 19h às 20:30, na Galeria do Mercado Público - Sala José Cipriano da Silva, e
Dia 31, das 09h às 14h, com saída na Rua Trajano (em frente ao Museu Histórico de Santa Catarina)
Ementa:  Conversas sobre as diferenças do olhar, a percepção do fotógrafo, a cidade em movimento e o movimento do fotógrafo, análise de fotos projetadas no Tralharia, saídas fotográficas no centro, discussão do material.
Sobre o ministrante: Sérgio Vignes é repórter fotográfico com especialização em matérias investigativas e fotografias gastronômicas. Ao longo de sua trajetória tem participado de diversas exposições coletivas. Em 2015 recebeu o prêmio Dakir Polidoro, concedido pela Câmara de Vereadores de Florianópolis a profissionais com destaque na comunicação.
Obs: Necessidade de equipamento fotográfico, podendo ser usado telefone ou câmera.
Número de vagas: 10
 
Inscrições 👇🏼
 
As oficinas também serão realizadas em outros espaços


galeria de imagens