Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

28/07/2010 - Cultura
Duo Dietrich e De Carli abre festividades no Forte Santa Bárbara
Recitais na UBRO e no Forte Santa Bárbara integram programação do aniversário da Fundação Franklin Cascaes

foto/divulgação: Divulgação

Duo incentiva o gosto pela música erudita para canto e piano

O pianista Alexandre Dietrich e o tenor Fernando De Carli participam das festividades alusivas ao aniversário da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC). O Duo abre a programação desta quinta-feira (29/07), data em que a instituição completa 23 anos, com um recital às 18h, no Forte Santa Bárbara, no Centro.

 

A produção musical dos recitais realizados na quarta e quinta-feira, respectivamente no Teatro da União Beneficente Recreativa Operária (UBRO) e no Forte Santa Bárbara, é assinada por Lourcley Silvestre. No programa estão incluídas obras eruditas e populares conhecidas pelo grande público, com destaque para compositores brasileiros como Claudio Santoro, Heitor Villa-Lobos, Lorenzo Fernandes e Alberto Nepomuceno, entre outros. Será apresentada ainda uma série de Canções Opus 34 de Felix Mendelssohn, além de obras de Astor Piazzola e Ariel Ramirez.

 

Formado em 2004, o Duo realizou diversas apresentações em teatros de Santa Catarina, obtendo o primeiro lugar na categoria Música de Câmara, em 2006, no Concurso Latino Americano Rosa Mística de Curitiba. Em 2008, realizou a turnê Canções pelo Sul do País, passando pelas cidades de Itajaí, Florianópolis, Concórdia e Criciúma, além de Curitiba e Porto Alegre.

 

Em 2009, De Carli e Dietrich fizeram dois recitais nos EUA, no Edge Hall, na cidade de Athens, na Geórgia, e no Talmadge Recital Hall em Roanoke, no estado da Virgínia. Com apoio da Unimed, realizaram cinco recitais com o projeto Florianópolis em Canto e Piano e dez com o projeto Pequenos Grandes Ouvintes – ambos viabilizados pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. No início deste mês, o Duo participou do Projeto Nacional Música no Museu, no Museu da República no Rio de Janeiro, obtendo importantes críticas ao trabalho musical desenvolvido.

 

Sobre Alexandre Dietrich

 

Formado pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC com o título de Bacharel em Música – Piano, Alexandre Dietrich participou em 2003 do "Atelier pianístico" realizado em Bordeaux - França, a convite da pianista internacional Cristina Ortiz. Em 2007, o pianista realizou uma turnê pela Europa, contemplando as cidades de Paris, Madri, Lisboa, Bruxelas e Bélgica.

 

Dietrich gravou ao piano para a Rádio MEC no Rio de Janeiro, em 2008, apresentando obras de Camargo Guarnieri, Villa Lobos e Aldo krieger. Em 2009, realizará nova turnê internacional, desta vez para o Japão, onde estão programadas quatro apresentações de piano solo.

Sobre Fernando De Carli

Tenor catarinense, formado em Licenciatura em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina- UDESC, Fernando De Carli participou das montagens de "Highights", "Fantasma da Ópera" e "West Side History", além de integrar óperas completas, sob regência de Jeferson Della Roca, junto à Camerata Florianópolis.

 

De Carli tem atuado como solista convidado junto a grupos culturais expressivos de Florianópolis e Santa Catarina, entre eles a Camerata Florianópolis, Orquestra Sinfônica de Santa Catarina, Orquestra Filarmônica de Jaraguá do Sul, Associação Coral de Florianópolis e Grupo Allegro Vivacce. Atualmente é regente titular da Associação Coral do Hospital Florianópolis, preparador vocal do Coral Jovem da IASD de Florianópolis, integrante, preparador vocal e assistente de regência do grupo Polyphonia Khoros, sob direção da Maestrina Mércia Ferreira.

 

Serviço:

 

O Quê: Aniversário da Fundação Franklin Cascaes

Recital com Duo Alexandre Dietrich e Fernando De Carli

 

Onde: Forte Santa Bárbara – 18h

Rua Antônio Luz nº 260 – Centro

 

Quanto: Gratuito


galeria de imagens