Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

02/08/2010 - Cultura
Encontro discute Lei Municipal de Incentivo à Cultura
Evento Café & Cultura será realizado em duas etapas, sendo a primeira com produtores culturais nesta segunda-feira e a outra com empresários na quarta-feira.

foto/divulgação: Divulgação

Projeto piano a Quatro Mãos, com Guilherme Amaral e Alexandre Dietrich foi viabilizado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura

Artistas e produtores culturais discutem nesta segunda-feira (02/08) os benefícios e dificuldades para realização de projetos por meio da Lei nº 3659/91, a Lei Municipal de Incentivo à Cultura. O encontro Café & Cultura, no Forte Santa Bárbara, às 15h, é organizado pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC) como parte da programação alusiva ao aniversário da instituição. Com uma etapa também voltada a empresários, o evento visa ampliar o diálogo entre quem faz e quem financia a arte e a cultura no município.

 

Como animadora desse processo, a Fundação Franklin Cascaes pretende apresentar pela primeira vez um diagnóstico da Lei Municipal de Incentivo à Cultura com dados estatísticos relativos aos últimos oito anos. Nesse período foram viabilizados 92 projetos em diferentes áreas, número que corresponde a apenas 30% do montante de propostas aprovadas pela Comissão de Avaliação de Incentivo Cultural (Caic). “Queremos identificar as dificuldades do setor para melhorar o atual cenário no meio cultural de modo que os recursos disponibilizados pelo município por meio da lei sejam integralmente utilizados”, explica o Superintendente Rodolfo Joaquim Pinto da Luz.

 

Na pauta do encontro com os agentes culturais estão assuntos como: orientações sobre montagem, execução e captação de um projeto para que ele se enquadre nos termos da Lei nº 3659/91; esclarecimentos sobre mudanças no texto legal ocorridas nos últimos anos; segmentos que mais buscaram incentivo cultural até o momento; apresentação do número de projetos aprovados, captados e executados desde 2002; análise das principais dificuldades dos agentes culturais; apresentação de empresas incentivadoras e levantamento de áreas onde há potencial para busca de novos apoiadores à cultura.

 

Na quarta-feira (04/08), o Café & Cultura será voltado a empresários que apoiam projetos culturais pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura e potenciais incentivadores. Será feita uma apresentação sobre os benefícios da Lei nº 3659/91 e os prodedimentos para apoiar projetos culturais dentro da atual legislação.

 

Serviço:

 

O Quê: Café & Cultura (encontro com proponentes culturais) 

 

Quando: segunda-feira (02/08) – 15h

 

Onde: Forte Santa Bárbara – sede da Fundação Franklin Cascaes

           Rua Antônio Luz nº 260 – Centro

 

Quanto: gratuito


galeria de imagens