Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

17/08/2010 - Cultura
Casa das Máquinas promove Cine Pitangueira nesta terça-feira
Programação infantil inicia às 15h, com as aventuras da Turma da Mônica e sessão adulta começa às 20h com o filme O Invasor

foto/divulgação: Divulgação

Programação do cineclube traz o filme O Invasor, com Marco Ricca e Alexandre Borges

Duas sessões de cinema movimentam a Casa das Máquinas nesta terça-feira (17/08), na Lagoa da Conceição. À tarde, as crianças vão se divertir com as aventuras da Turma da Mônica e, à noite, a atração para os adultos é o filme O Invasor, de Beto Brant. A exibição integra a programação do Cine Pitangueira que funciona gratuitamente no local, às terças-feiras, sempre às 15h e 20h.

 

O Cine Pitangueira é um projeto do Cine Mais Cultura, do Minc, desenvolvido pela Cinemateca Catarinense, em parceria com o Fundo Municipal de Cinema e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC). A iniciativa tem como objetivo difundir a produção audiovisual catarinense e brasileira, contribuindo para a formação de plateia e para o desenvolvimento de um pensamento crítico.

 

Serviço:

O Quê: Cine Pitangueira

 

Quando: Terça-feira (17/08)

Sessão Cineclubinho – 15hs

Sessão das Oito – 20hs

 

Onde: Casa das Máquinas Espaço de Arte/FCFFC

 

Quanto: gratuito

 

Sessão Cineclubinho – 15hs

Turma da Mônica - Cine Gibi 3

Duração: 80 min

Sinopse

*Plano Hipnótico: Cebolinha lê um livro sobre hipnotismo e convida o Cascão para participar de um novo plano usando esse truque. Cebolinha consegue hipnotizar Mônica e os dois garotos se aproveitam do hipnotismo e fazem dela uma "escrava", até que Titi e Xaveco chegam e também são hipnotizados. Mas, sem querer, Cebolinha acaba estalando os dedos (que é o único jeito de tirar as pessoas do transe) e ele e Cascão acabam apanhando.

 

*O Sumiço da Jujuba: Cascão acorda tarde e não acha a Jujuba, seu bichinho de estimação. Cebolinha aparece pela janela do quarto e decide ajudá-lo a procurá-la. Cebolinha diz que Mônica poderia estar com o bichinho, mas ela aparece pela janela e diz que não o pegou. A mãe do Cascão entra no quarto e mostra o bicho de pelúcia que estava dentro do congelador.

 

*Um Plano Levemente Infalível: É mais um desses planos que usa a força sobrenatural da levitação. Cebolinha lê um livro que fala sobre isso e tenta levitar Mônica para obrigá-la a entregar o posto de dono da rua a ele. Mônica concorda e Cebolinha tenta colocá-la no chão mas não consegue. Depois de várias tentativas ele consegue, mas acaba flutuando no fim da história.

 

*Álbum de Fotografias: Cebolinha acha no meio da rua um álbum de fotografias que pertence à Mônica. Ele leva o material para casa e o vê. Cascão chega e vê junto, depois começa a comentar quando Mônica aparece e bate em Cebolinha. Cascão corre e volta com uma câmera fotográfica, e tira uma foto de Cebolinha todo machucado.

 

*Diga o que eu digo e faça o que eu faço: Em mais um plano infalível, Cebolinha irrita a Mônica imitando-a, até que ele a assusta e Cascão elogia o plano, sem saber que Mônica estava ouvindo. Ela bate na dupla e um sapo decide imitá-los. Cebolinha e Cascão acabam perseguindo o sapo.

 

*Cor de Rosa: Cebolinha diz a Cascão que a Mônica tem raiva porque o vestido dela é vermelho. Os dois resolvem mandar um vestido cor-de-rosa para ela. O nome de quem mandou está não é citado na cartinha que vem junto, apenas está escrito "Admirador Secreto". Mônica decide estrear o vestido no mesmo dia e mostra à Magali quando Cebolinha e Cascão chegam e a xingam, Mônica não os ataca, pois está com medo de amassar o novo vestido. Ricardinho (o garoto que desperta paixão na Mônica e em quase todas as meninas do bairro) chega e Mônica diz que adorou o vestido que "ele" mandou, o garoto diz que ele não mandou nada e xinga Mônica de tatu. Ela começa a chorar e bate no menino. Cebolinha e Cascão começam a xingá-la também e ela bate neles. Em casa, Cebolinha deduz que errou na cor e diz que para a Mônica ficar calma ela deve vestir azul, mas Cascão não concorda e os dois mostram a marca do olho roxo deixado por Mônica na briga, finalizando a história.

 

*O Dia em que o Cebolinha desistiu dos Planos Infalíveis: Na última história da animação, Cebolinha cansa de inventar planos, desiste e sai pelas ruas do bairro cabisbaixo e entristecido. Cascão vê e pergunta o motivo da tristeza e Cebolinha explica. Cascão decide ajudá-lo e então encontra Mônica e pede para ela fingir que foi pega por um plano infalível que cebolinha irá inventar. Cascão reencontra Cebolinha e pede para que ele "bole" um plano. Cebolinha rapidamente inventa um, mas Mônica faz o plano falhar, depois ele inventa outro, mas o resultado é o mesmo. Depois de tantos planos falharem Cebolinha explica tudo e Mônica, comovida, entrega o posto de dono da rua ao Cebolinha e o seu coelhinho de pelúcia, o Sansão. Cebolinha agradece e diz que tudo isso era só outro plano, Mônica fica raivosa e toma coelhinho dele. A história termina numa perseguição entre Mônica e Cebolinha.

 

Sessão das Oito – 20hs

O Invasor

Duração: 97min

Direção: Beto Brant

Ano: 2001

Sinopse:

Estevão (George Freire), Ivan (Marco Ricca) e Gilberto (Alexandre Borges) são companheiros desde os tempos de faculdade e sócios de uma construtora de sucesso há mais de 15 anos. O relacionamento entre eles sempre foi muito bom, até que um desentendimento na condução dos negócios faz com que eles entrem em choque, com Estevão, sócio majoritário, ameaçando abandonar a empresa. Acuados, Ivan e Gilberto decidem então contratar Anísio (Paulo Miklos), um matador de aluguel, para assassinar Estevão e, assim, poderem conduzir a construtora do modo como bem entendem. Entretanto, Anísio tem seus próprios planos de ascensão social e aos poucos invade as vidas de Ivan e Gilberto.


galeria de imagens