Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

21/09/2010 - Cultura
Florianópolis recebe congresso de cinema e audiovisual
Evento promovido pela Cinemateca Catarinense, de 22 a 24 de setembro, conta com apoio cultural da Fundação Franklin Cascaes

foto/divulgação: Divulgação

Evento tem como tema 'O Estado do Audiovisual'

As políticas públicas de cultura, produção e profissionalização para o segmento do cinema e audiovisual de Santa Catarina estarão em debate no período de 22 a 24 de setembro, em Florianópolis, durante o 1° Congresso Catarinense de Cinema e Audiovisual. O objetivo do evento, que tem como tema “O Estado do Audiovisual”, é envolver entidades, estudantes, profissionais e interessados da área para discutir o desenvolvimento e representatividade do setor. A iniciativa é da Cinemateca Catarinense-ABD/SC em parceria com Sintracine, Santacine, Funcine de Florianópolis e com apoio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC).

 

“Este é o primeiro congresso do gênero a ser realizado no Estado. E tem como objetivo ampliar o debate sobre o cinema, políticas públicas de cultura, a formação profissional e a produção de conteúdo”, ressalta Sofia Mafalda, presidente da Cinemateca Catarinense. A palestra de abertura, na quarta-feira (22), às 19h, na Fundação Badesc, será proferida pela cineasta e produtora da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, Luiza Lins, que vai falar sobre o contexto da produção cinematográfica no Estado.

 

O pesquisador Gilberto Gerlach, fundador do Cineclube em Nossa Senhora do Desterro - em São José, será o grande homenageado do evento. Gerlach foi um dos precursores do movimento cineclubista em Santa Catarina, trazendo para cá as primeiras sessões com projetores 16 mm em auditórios de universidades, em 1968. A trajetória de 40 anos de dedicação ao cinema catarinense ganha as páginas do jornal Ô Catarina, que será lançado no dia pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC). 

 

Eixos temáticos

 

A abertura dos debates inicia no dia 23, no auditório da Secretaria de Estado da Cultura, Esporte e Lazer (SOL), no bairro Itacorubi. O evento colocará em destaque o tema “Encontro da Produção e o Consumo”, com a participação de Chico Fagnello, do SantaCine, e Juliana Bassetti, do Pontão Ganesha. Na seqüência será lançado o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Cinematográfica e do Audiovisual de Santa Catarina (Sintracine), a terceira representação da categoria no Brasil, ao lado das entidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

 

A implementação da TV Brasil no Estado é assunto para o cineasta Eduardo Paredes, Coordenador da Regional Sul/ Santa Catarina, às 10h30. O diretor da TV UFSC Fernando Crócomo contribui para as discussões, falando sobre a parceria entre as duas redes. A tarde segue com a realização de painéis e debates dos grupos temáticos.

 

Na programação do dia 24, as convidadas Rachel do Valle, coordenadora para distribuição internacional do Brazilian TV Producers e Rachel Monteiro, Consultora Internacional do Cinema do Brasil, falam sobre a exportação do produto audiovisual brasileiro e os programas conveniados com a APEX. O tema “Animação” não poderia faltar na mesa de discussão do congresso. Rodrigo Amboni da O Mago Realizações apresenta o teaser da Mostra A Caverna de animação, única do gênero em Santa Catarina e que acontece em outubro, durante o Dia Internacional da Animação.

 

No encerramento do congresso haverá uma plenária para subsidiar a elaboração de um documento, que será entregue aos candidatos ao Governo do Estado.  “A participação do público é extremamente importante, pois o debate vai levantar subsídios para entregarmos as propostas do setor aos candidatos ao Governo Estadual”, explica João Roni, presidente do Santacine – Sindicato das Produtoras da Indústria de Cinema e Audiovisual de Santa Catarina.  A entrada é franca para todos os dias do evento. As informações sobre Oe evento estão disponíveis nos sites www.congressocatarinensecinema.wordpress.com e www.cinematecacatarinense.org.

 

Serviço:

 

O Quê: 1º Congresso Catarinense de Cinema e Audiovisual

 

Quando: de 22 a 24 de setembro

 

Onde: Palestra de abertura (22/09) – 19h – Fundação Badesc

          Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro

 

          Debates e plenária final (23/09) – das 9h às 17h

          Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte do Estado de SC (SOL)

          Rua Eduardo Gonçalves D´Avila, 303, Itacorubi

 

Programação

 

23 de setembro (Quinta-feira)

Local: Auditório da  SOL

 

9h – Encontro da Produção e o Consumo

Apresentação de Diretrizes e Ações Prioritárias do GT de Cultura Digital

A utilização de ferramentas interativas nas etapas de execução e divulgação do produto audiovisual. Os diferentes formatos e mídias disponíveis e apontamentos para o setor. A influência da Cultura Digital na produção e consumo de produtos.

Mediador: Thiago Skárnio (Alquimídia)

Convidados: Chico Faganello (Santacine) e Juliana Bassetti (Pontão Ganesha)

 

 10h – Lançamento do Sintracine

Apresentação do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Cinematográfica e do Audiovisual e Santa Catarina: Histórico, Critérios para Emissão de DRT e profissionalização do setor.

Convidados: Carol Gesser (Sintracine), Reno Caramori Filho (Sintracine), Leandro Elsner (Sintracine)

 

10h45Coffee Break

 

11h – TV Brasil e TV UFSC

A implementação da TV Brasil em SC. Parceiras com a produção independente. Programa de aquisição de conteúdo. O resgate da TV Cultura de Santa Catarina

Mediadora: Lina Lavoratti (Cinemateca)

Convidados: Eduardo Paredes (TV Brasil Regional – SC)

                  Fernando Crócomo (TV UFSC)

 

12h – Intervalo

 

14hCircuito de Exibição

Apresentação de Diretrizes e Ações Prioritárias do GT de Cineclube. O cineclubismo como ação de escoamento da produção audiovisual. Os pontos de exibição do Programa Cine Mais Cultura no Estado e no Brasil.

Mediador: Reno Caramori Filho(Conselho Nacional de Cineclube - SC)

Convidados: Sofia Mafalda (Cinemateca)

                  Frederico Cardoso (Programa Cine Mais Cultura, Minc)

 

15h Intercâmbio e Formação

Apresentação de Diretrizes e Ações Prioritárias do GT de Educação. Os desafios para a capacitação técnica, teórica e de especialização em cinema e audiovisual em Santa Catarina. Ferramentas de intercâmbio de conhecimento e produção entre as instituições.

Mediador: Marcelo Esteves (Unisul)

Convidados: Fátima Lima (Udesc)

                  Cláudia Mesquita (UFSC)

 

15h45Coffee Break 

 

16h Mecanismos da Cadeia Produtiva

Apresentação de Diretrizes e Ações Prioritárias do GT de Política Cultural. Propostas para adequação ao Sistema Nacional de Cultura. Urgência de uma Secretaria de Cultura de Santa Catarina. Atualização do mecanismo do Edital Catarinense de Cinema e outras ações conjuntas. O papel dos festivais.

Mediador: Zeca Pires (DAC – UFSC)

Convidados: Cláudio Rio (Cinema na Favela), Eugênio Lacerda (FCC),

                  Guto Lima (ABD Nacional), Celso dos Santos (Panvision)

 

17hFomento e Incentivo Cultural

O fomento e incentivo Cultural em SC. Apoios locais, federais e internacionais. Mecanismos pouco utilizados em SC. Os desafios para o Estado fomentar e difundir a cadeia produtiva do audiovisual em SC. O Cinema como referência nas políticas públicas de cultura em SC. O que melhorou e o que precisa mudar na relação dos produtores com o Estado.

Mediador: Fernando Boppré (Funcine)

Convidados: Sofia Mafalda (Cinemateca), Denise Binder (SESC - SC),   Dennis Radünz (Casa da Memória/FFC), ANCINE, Ivan Schmidt (Seitec/SOL), Rozane Dalsasso (Regional Sul/Minc)

 

24 de setembro (Sexta-feira)

Local: Auditório da SOL

 

9h Organização do Mercado Audiovisual em SC

Apresentação de Diretrizes e Ações Prioritárias do GT de Mercado. Apresentação do Projeta Sul – Fórum das Entidades do Audiovisual do Sul do Brasil. Diagnóstico do setor, infra-estrutura, associações, sindicatos e ações estratégicas.

Mediadora: Sofia Mafalda (Cinemateca)

Convidados: Carol Gesser (Sintracine), João Roni (Santacine) e

                  Fernando Boppré (Funcine)

 

10h15Coffee Break

 

10h30Brazilian TV Producers e Cinema do Brasil

A exportação do produto audiovisual brasileiro e os programas conveniados com a APEX.

Mediadora: Lícia Brancher (Santacine)

Convidados: Rachel Monteiro (International Consultant – Cinema do Brasil), Rachel do Valle (Coord. para Distrib. Internacional. do BTVP)

 

12h – Intervalo

 

14hA nova Lei do Direito Autoral

Conseqüências para o setor do audiovisual.

Mediadora: Chris Ramirez(Fórum Cultural de Florianópolis)

Convidado: Rafael Pereira Oliveira (Difusão em Direitos Autorais e Acesso à

                    Cultura do Minc)

 

15hAnimação

Participação das empresas e associações culturais catarinenses nas diferentes janelas e mídias. As perspectivas da animação em todas suas técnicas no mercado cultural e de distribuição internacional.

Mediador: Pedro MC (Cinemateca)

 

Convidados: Rubens Belli (Belli Estúdios), Arthur Nunes (Animaking), Fernando Carvalho (Mídia Effects), Rodrigo Amboni (O Mago  Realizações)

 

16hCoffee Break

 

16h15Diferentes Formatos de Negócios

Participação das empresas catarinenses nas diferentes janelas e mídias, as estratégias de negócios das empresas catarinenses, a diversificação, e o mercado de produtos audiovisuais no cenário nacional e mundial.

Mediador: João Roni (Ocean Films)

Convidados: Márcia Paraíso (Plural Filmes), Kátia Klock (Contraponto),

                  Gláucia Grícolo (Vinil Filmes), Bhig Villas Bôas (SetCom)

 

17hPlenária de Encerramento

Relatores dos Grupos de Trabalho e apresentação das principais propostas para apreciação do público presente.

 

 

*Com informações da Assessoria de Imprensa do evento