Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

21/09/2010 - Cultura
Funcine comemora 21 anos com evento no Teatro da UBRO
A programação de aniversário contempla lançamento de filmes, debate e apresentação musical para convidados.

foto/divulgação: Divulgação

Apoio à produção audiovisual catarinense é uma das metas

O Fundo Municipal de Cinema – Funcine completa 21 anos e, para comemorar, recebe convidados nesta terça-feira (21/09), às 19h, no Teatro da União Beneficente Recreativa Operária (UBRO) para o lançamento de filmes de curta-metragem viabilizados por meio do Edital de Produção Audiovisual Armando Carreirão 2009. Desde a criação do edital, em 2004, o Funcine garantiu a produção de 27 obras audiovisuais. O evento de lançamento conta com apoio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC).

 

Ao longo desses 21 anos, o Fundo Municipal de Cinema constituiu um parque de equipamentos para produção audiovisual, entre câmeras e gravadores de som, em parceria com a Cinemateca Catarinense. O órgão, criado em 18 de setembro de 1989, pela Lei nº 3.252, é formado por representantes (titular e suplência) da Prefeitura da Capital (Fundação Franklin Cascaes), Associação Cinemateca Catarinense, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Associação Brasileira de Documentaristas – ABD-SC, além do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos e Diversões – SATED.

 

Entre os lançamentos previstos na programação estão os filmes “O Jardineiro e o Pirata” (documentário, 15’), de Patrícia Monegatto Lopes e Stela Bloss; “Destina-se” (ficção, 17’) com direção de Melina Curi; “Volte Sempre” (documentário, 15’), dirigido por Chico Pereira; e o teaser do documentário “De volta pra Casa”, de Richard Valentim, e o site de divulgação do filme.

 

Serviço:

 

O Quê: Comemoração dos 21 anos do Fundo Municipal de Cinema

 

Onde: Teatro da UBRO

          Escadaria da Rua Pedro Soares nº 15 - Centro

 

Quanto: gratuito

 

Programação


 19h – Abertura com lançamento dos filmes dos curta-metragem

 

 “De volta pra Casa” - teaser do documentário dirigido por Richard Valentim e lançamento do site do filme contemplado no Edital Prêmio Audiovisual Armando Carreirão 2009, com lançamento previsto para 2011.

 

 “O Jardineiro e o Pirata” – direção de Patrícia Monegatto Lopes e Stela Bloss (Edital 2009 - documentário, 15’)

Sinopse: O que levaria um jardineiro a procurar tesouros escondidos a mais de 500 anos? Nildo Manuel da Cunha fala com desenvoltura sobre arqueologia e história, além de reviver o pirata Capitão Philipo Carontti devido a um pacto feito com o mesmo em 1980.

 

“Destina-se” – direção Melina Curi - (Edital 2009 - ficção, 17’)

Sinopse: Em uma rodoviária de uma pequena cidade do interior, encontram-se dois vendedores de passagens. Ignácio vende passagens para um único destino, enquanto Renato vende tikets para vários lugares, inclusive para o mesmo destino de Ignácio. Os poucos passageiros que por ali passam nunca compram passagem com Ignácio, que permanece sempre sentado em sua cadeira à espera do próximo passageiro. Será que ele venderá uma passagem?

 

“Volte Sempre” – direção Chico Pereira – (Edital 2009 - documentário, 15’)

Sinopse: A partir do caótico universo gerado pelo turismo dirigido à classe média – pequenos hotéis, casas alugadas, pousadas e campings –, o documentário tece uma bem humorada coleção de histórias de verão, a partir de experiências de personagens emblemáticos que vivem ao mesmo tempo à margem e dedicados a esta economia. Um mercado de trabalho não organizado e ao sabor das oportunidades como camareiras, catadores de lixo, motoristas, frentistas, seguranças, prostitutas de estrada, guias, caixas de supermercado, ambulantes, garçons e toda uma mão de obra temporária absorvida nesta época. São visões originais de uma realidade que se impõe de forma selvagem, inevitável e favorável para quem possa dela tirar proveito. São estas narrações, sob uma ótica particular e reveladora, que compõe a linha guia deste documentário. Um registro de luta pela sobrevivência contraposta a uma massa com seus tipos humanos a procura de um lazer barato, imediatista e exótico. Suas decorrências serão tratadas com a leveza que o inusitado encontro revela em cenários completamente informais.

 

20h30 – Debate com os proponentes / realizadores sobre o Edital Funcine

 

21h – Apresentação musical do Quinteto de Cordas, com temas famosos da cinematografia na escadaria em frente ao Teatro da UBRO 

 

21h10 – Confraternização