Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

21/09/2010 - Cultura
Entidades se mobilizam para o Dia Mundial Sem Carro
Avenida Paulo Fontes será o palco das atividades, nesta quarta-feira (22/09), abrangendo agenda cultural, ações educativas e de lazer

foto/divulgação: Marina Gastaldi

Dia 22 de setembro

Cidades no mundo inteiro promovem uma mobilização nesta quarta-feira (22/09) para conscientizar as pessoas sobre a adoção de práticas menos poluentes de mobilidade. Para apoiar as atividades na capital catarinense, a Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC) realiza mais uma edição da “Avenida Cultural”, na Avenida Paulo Fontes, nas imediações do Terminal de Integração do Centro (Ticen).

 

A programação cultural inicia às 11h com apresentações musicais de canto coral e participação do violonista Wagner Segura, banda do Exército, grupo Compasso Aberto e projeto Orquestra Escola. A Avenida Paulo Fontes também será palco para exposições de trabalhos artesanais em renda, fuxico e crivo, e para atividades de educação para o trânsito, prevenção ambiental, lazer e assistência básica à saúde, além de distribuição de mudas de árvores, exposições acadêmicas do plano cicloviário da Capital, das 9h às 18h.

 

As atividades alusivas ao Dia sem Carro integram a programação da Semana da Mobilidade Sustentável Floripa 2010, sob a coordenação geral da Secretaria de Transportes, Mobilidade e Terminais. O evento conta com a participação das secretárias de Saúde e Educação, Fundação Franklin Cascaes, Ipuf, Guarda Municipal, organizações não governamentais e empresas.

 

A proposta dos organizadores e apoiadores é criar um conceito de cidade ambientalmente sustentável e discutir meios alternativos e não poluentes de mobilidade urbana. Isso significa o investimento em políticas públicas para estimular formas não-motorizadas de locomoção, mas também a adoção de práticas individuais ou coletivas para reduzir os efeitos da poluição. Movendo-se de ônibus, metrô ou trem, a pé ou de bicicleta, todos podem contribuir. E, para incentivar o uso do transporte coletivo, será realizado o pedágio do brinquedo, com as doações podendo ser trocadas por passagens do transporte urbano.

 

Campanha de conscientização

 

A ideia da mobilização por um dia sem carro surgiu na França em 1997 e espalhou-se por toda a União Européia em pouco tempo. No Brasil, o evento teve início em 2001, quando 11 cidades realizaram o dia sem carro, e atingiu o ápice em 2007, com a participação de 56 municípios. Entre eles, 18 capitais aderiram ao movimento.

 

Na edição de 2010 do Dia Mundial sem Carro, 65 ônibus urbanos de Florianópolis vão circular com três diferentes mensagens educativas para o trânsito seguro e respeito ao transporte público nos vidros traseiros. Os “busdoor” ficarão nos veículos até 31 de janeiro do próximo ano.

 

A campanha alerta os pedestres para o uso da faixa de segurança e os motoristas para o respeito das faixas de travessia, calçadas e sinal vermelho. Uma das peças orienta ainda os condutores de carros particulares a darem preferência aos ônibus no trânsito, melhorando a mobilidade do transporte coletivo, que transita com maior número de pessoas por veículo.  A mensagem é clara: “respeite a vida no trânsito!” 

 

Atividades na Avenida Paulo Fontes 

 

  • Rua de Lazer (SESI)
  • Tabuleiro Bicicleta para o Trabalho (SESI)
  • Atividades de Assistência à Saúde (Sec. Mun. de Saúde)
  • Distribuição de Mudas (Floram)
  • Educação para o Trânsito (Guarda Municipal)
  • Exposição do Plano Cicloviário (Ipuf)
  • Estacionamento para Ciclistas (Aflov)
  • Exposição Acadêmica"Mobilidade Ativa" (Udesc)
  • Pedágio do Brinquedo (CDL Florianópolis / RBS TV)
  • Avenida Cultural (Fundação Franklin Cascaes)

        11h - Coral Infantojuvenil

        12h - Wagner Segura

        13h - Banda do Exército

        14h30 - Banda Compasso Aberto

        16h - Manifestação popular

        17h - Orquestra Escola /FCFFC

 

Atividades no Campeche


  • Pedalada e Caminhada (Escola da Fazenda / Campeche)