Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

01/11/2010 - Cultura
Pandorgas enfeitam o céu no sul da Ilha
Promovido pelo Instituto Ilhas do Brasil, com apoio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), o 1º Pantusuli - Festival de Pandorgas do Pântano do Sul encantou crianças e adultos

foto/divulgação: Dieve Oehme

Com formas e cores variadas, as pandorgas já foram utilizadas como instrumento de pesca, conhecidas como 'feiticeiras do espinhel'

As pandorgas enfeitaram o céu com novas cores e formas, no lançamento do 1º Pantusuli – Festival de Pandorgas do Pântano do Sul, promovido pelo Instituto Ilhas do Brasil, com apoio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), na tarde desta segunda-feira (1º/11).

 

A programação contou com apresentação da peça “Ícaro no Pantusuli”, pelo grupo teatral infantojuvenil Estrelas do Mar em Cena e prosseguiu com atividades na praia, envolvendo o “Encontro de Pandorgas e Pipas X Dragão do Lixo do Mar”. Com cinco metros de comprimento, o dragão foi feito com objetos coletados na orla pelos alunos do projeto e desfilou pela rua principal da comunidade, imitando uma bernunça. Já as pandorgas voaram carregando mensagens em bilhetes escritos pelos participantes do evento. A programação encerrou com show da banda de Valdir Agostinho e Conspiração Mané.

 

O festival de pandorgas do Pântano do Sul homenageia o nome da tradicional colônia de pescadores no linguajar dos nativos, a maioria descendente de açorianos. A proposta dos organizadores é fomentar um evento anual para incrementar o turismo, incentivar talentos e unir as pessoas em atividades que estimulem práticas de sustentabilidade ambiental. “Essa é uma bela iniciativa que une cultura e meio ambiente para valorizar os vínculos comunitários e fomentar a produção artística local”, avalia a Superintendente Adjunta da FCFFC, Roseli Pereira.

 

Estrelas do Mar

 

Criado em outubro de 2005, no Pântano do Sul, o Instituto Ilhas do Brasil atua junto a comunidades litorâneas para promover o protagonismo social e garantir práticas sustentáveis por meio de três ações específicas: Programa de Mobilização Comunitária; Programa de Adaptação às Mudanças Climáticas; e Programa de Ampliação de Atores Socioambientais e Conservação.

 

Iniciado há cinco anos, dentro do Programa de Mobilização Comunitária, o projeto Estrelas do Mar atende a faixa etária de 8 a 12 anos com atividades de educação ambiental, teatro, idiomas, além de contar com uma brinquedoteca e uma pequena biblioteca. No projeto, a dramaturgia é utilizada como forma de reconhecer e valorizar a identidade cultural local, ao mesmo tempo em que dialoga com o mundo existente além dos limites da comunidade.


galeria de imagens