Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

04/11/2010 - Cultura
Segundo dia da mostra de dança municipal terá 24 coreografias
Programação desta quinta-feira (04/11) será aberta às 14h, com bailarinos da Escola do Teatro Bolshoi, no TAC. A promoção é da Fundação Franklin Cascaes e Secretaria Municipal de Educação

foto/divulgação: Dieve Oehme

Jovani Furlan Júnior e Luiza Del Rio, da Escola do Teatro Bolshoi, abrem o segundo dia da mostra de dança municipal

O Pas de Deux ‘Chamas de Paris’, apresentado por bailarinos da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, abre a agenda de apresentações desta quinta-feira (04/11), na Mostra Infanto Juvenil de Dança da Prefeitura de Florianópolis. A programação contempla 24 coreografias, com início a partir das 14h, no Teatro Álvaro de Carvalho. O evento gratuito, que envolve exclusivamente crianças e adolescentes atendidos pela rede pública da Capital, reúne cerca de 800 participantes na faixa etária de 3 a 16 anos.

 

A Mostra Infantojuvenil de Dança é uma promoção da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. O evento reúne 30 instituições do município em 49 coreografias, abrangendo dança contemporânea, clássica, dança de rua e de salão, entre outras modalidades, em dois dias de apresentações no TAC. Na sexta-feira (05/11), haverá a oficina gratuita “Contato e Improvisação – A Dança da Percepção”, na Casa da Memória/FCFFC. As aulas serão ministradas pela coreógrafa e professora de dança, Ana Alonso Krischke, que integra o grupo do Projeto Entrando em Contato, dentro da grade de Oficinas de Arte-Educação nas Comunidades promovida pela FCFFC.

 

A promoção visa divulgar e valorizar a dança como forma de expressão e arte-educação, ampliando o acesso, e aproximando a rede educacional pública do ambiente teatral e das artes. Além de estimular a formação de plateia, a iniciativa pretende incentivar a pesquisa em relação à linguagem corporal, fomentando o intercâmbio entre alunos, professores, bailarinos e coreógrafos. “Esperamos que esse momento sirva como aprendizagem e como exemplo para outras instituições, além de servir para a confraternização entre pais, alunos e professores”, diz o Superintendente da Fundação Franklin Cascaes e Secretário Municipal de Educação, Rodolfo Joaquim Pinto da Luz.

 

Os convidados da abertura do segundo dia da mostra são os bailarinos Jovani Furlan Júnior e Luiza Del Rio, da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, que vão apresentar o virtuosismo e elegância da dança clássica, com a técnica adquirida numa das mais conceituadas escolas de formação de bailarinos em Santa Catarina. Com dez anos de atividade em Joinville, a escola atende 237 alunos de 15 estados do país, em atividades culturais para difundir a arte-educação e promover a inclusão social através da dança.

 

Estrelas no palco

 

Na quarta-feira (03/11) foram apresentadas 25 coreografias, tendo como convidado de abertura o Studio de Dança do Instituto Estadual de Educação, que se inspirou nas criaturas aladas da mitologia grega para interpretar ‘Harpias’, sob a coordenação dos coreógrafos Eugênio Gidali e Juliana Figueiredo.

 

Com o teatro lotado e as torcidas animadas, a tarde proporcionou muitos momentos de estrela para a garotada de creches, escolas, projetos e oficinas de arte-educação do município, mostrando criatividade e desenvoltura para orgulho de pais e professores. Foi o caso da pequena Beatriz Vilela da Silva, de apenas 4 anos, que pela primeira vez teve contato com o palco de um teatro.

 

Junto com a turma da Creche Almirante Lucas Boiteux, do Centro, ela apresentou a coreografia “Borboleta Pequenina”, sob o olhar atento dos pais, Jefferson Ferreira da Silva e Adriana Vilela. “Antes ela só tinha se apresentado na creche, mas se saiu muito bem. Eu não sabia se chorava ou fazia a foto. Foi muito bonito”, comenta a mãe emocionada.


galeria de imagens