Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

05/12/2012 - Cultura
Livro divulga arte da contação de histórias
Viabilizada com recursos do Fundo Municipal de Cultura, a obra será lançada nesta quinta em duas escolas municipais

foto/divulgação: Divulgação / Aline Maciel

Aline Maciel é contadora de histórias

Quem conta um conto aumenta um ponto. A frase, conhecida na cultura popular, refere-se à história que sofre alteração na medida em que é transmitida oralmente de uma pessoa para outra. A arte de trabalhar com narrativas de tradição oral e as técnicas utilizadas por contadores de história para atrair a atenção de leitores e ouvintes são temas do livro “Cada um conta de um jeito – recontos da tradição oral e recursos de narração”, de autoria de Aline Maciel.

 

A obra será lançada nesta quinta-feira (6) nas escolas básicas municipais Batista Pereira, às 10h, no Alto Ribeirão, e Intendente Aricomedes da Silva, às 16h, na Cachoeira do Bom Jesus.

 

Com ilustrações de Fábio Dudas, o livro contextualiza a narrativa oral e a arte de contar histórias, além de funcionar como um pequeno manual para o contador iniciante, sugerindo técnicas e recursos que podem ser utilizados nas narrativas para crianças e adolescentes.

 

O projeto literário foi viabilizado por meio de edital da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, com recursos do Fundo Municipal de Cultura. Parte da tiragem de mil exemplares será destinada às unidades escolares da rede municipal, pontos de cultura e bibliotecas comunitárias. 

 

Do jeito que criança gosta

 

Para divulgação da obra, estão previstas sessões de contação de histórias em escolas públicas municipais (6/12) e na Biblioteca Barca dos Livros (15/12). Também será realizado um sarau de histórias com Aline Maciel, Ingo Vargas, Marcoliva, Murilo Leandro Marcos e Sayonara Salum, junto com uma exposição das ilustrações de Fabio Dudas, na Casa da Memória (12/12). Todas as atividades terão a presença da autora, que vai conversar com o público após as atividades.

 

O livro “Cada um conta de um jeito” tem como foco professores, educadores e mediadores de leitura interessados em usar a contação de histórias como ferramenta de trabalho em sala de aula, bibliotecas, brinquedotecas e outros espaços, envolvendo principalmente crianças e adolescentes. Também apresenta sugestões de leitura e referências bibliográficas, e traz contos populares selecionados pela autora.

 

Aline Maciel é contadora de histórias e Mestre em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com atuações na área do teatro, cinema, rádio e música. Iniciou suas atividades como contadora de histórias em 2009, na Biblioteca Barca dos Livros, em Florianópolis. Atualmente, desenvolve seu trabalho na Cia Mafagafos - contadores de histórias, além de atuar em parceria com outros profissionais das áreas de Literatura, Livro e Leitura, e da Música.

 

Fábio Dudas é artista plástico, ilustrador e diretor de arte. Aos 11 anos, aprendeu a ilustrar recriando os heróis dos quadrinhos nos cadernos da escola. Atualmente tem desenhos publicados em diversos livros e revistas, mas pretende continuar trabalhando com ilustração em publicações para crianças.

 

Serviço:

 

O Quê: Lançamento do Livro “Cada um conta de um jeito”

Quando: 6, 12 e 15 de dezembro

Quanto: gratuito

 

Programação

 

6 de dezembro (quinta)

10h - Lançamento do livro "Cada um conta de um jeito"

         Sessão de histórias e conversa com a autora

         EBM Batista Pereira – Ribeirão da Ilha

 

16h - Lançamento do livro "Cada um conta de um jeito"

         Sessão de histórias e conversa com a autora

         EBM Intendente Aricomedes da Silva – Cachoeira do Bom Jesus

 

12 de dezembro (quarta)

17h30 - Lançamento do livro "Cada um conta de um jeito"

             Sarau de histórias com Aline Maciel, Ingo Vargas, Marcoliva,

             Murilo Leandro, Marcos e Sayonara Salum.

             Exposição das ilustrações de Fabio Dudas

             Casa da Memória – Centro

 

15 de dezembro (sábado)

20h - Lançamento do livro "Cada um conta de um jeito"

         Sessão de histórias e conversa com a autora

         Exposição das ilustrações de Fabio Dudas

        Biblioteca Comunitária Barca dos Livros – LIC – Lagoa da Conceição


galeria de imagens