Fundo Municipal de Cinema

01/10/2012 - Cultura
Funcine completa quadro de conselheiros
Grupo de cinco titulares e cinco suplentes agora está completo

foto/divulgação: Fifo Lima

Mariana, L.S.Alves, Sandra, Manevy, Cláudia e Zé Cláudio

O quadro de titulares e suplentes de conselheiros do Fundo Municipal de Cinema (Funcine) agora está completo. Assumiram os professores Alfredo Manevy e José Claudio Siqueira Castanheira representando a UFSC, Mariana Coelho pela Associação Brasileira de Documentaristas e Curtametragistas (ABD-SC) e Luciano dos Santos Alves pela Cinemateca Catarinense.

 

O Funcine é administrado por um Conselho constituído por cinco integrantes titulares e cinco suplentes, representantes da Prefeitura Municipal de Florianópolis, da Cinemateca Catarinense, do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos e Diversões de Santa Catarina (Sated), da UFSC e da ABD-SC. São os próprios conselheiros que elegem a presidência, vice e secretário do órgão. O mandato é de dois anos.

 

Manevy é professor de cinema na UFSC e foi secretário-executivo do Ministério da Cultura. Participou da elaboração do primeiro Plano Nacional de Cultura e dos debates que vieram a resultar na criação da Agência Nacional de Cinema (Ancine). É formado em cinema e doutor em Estética e Comunicação Audiovisual pela USP. Foi crítico de cinema, com colaborações para a Carta Capital e a Folha de S. Paulo. Montou, roteirizou e participou de vários filmes.

 

José Cláudio é professor e subcoordenador do Curso de Cinema da UFSC. É graduado em cinema pela Universidade Federal Fluminense, com mestrado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e doutorado em andamento pela UFF. Roteirista, diretor cinematográfico, editor de som e autor de trilhas sonoras para cinema e televisão. Pesquisador na área de Música e de Estudos do Som.

 

Mariana Coelho é formada em Cinema pela UFSC e em Produção Publicitária pela Univali. Atua como produtora cultural. Desenvolve projetos na áreas de Cinema, Música e Artes Visuais. Trabalha desde 2009 na produção da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis e em outros projetos da Lume Produções Culturais, realizadora da Mostra. Recentemente fez uma pesquisa sobre políticas públicas para um cinema nacional, com estudos de casos no Brasil e na Inglaterra. 

 

L.S. Alves é roteirista e diretor em quatro curta-metragens realizados desde 2011. Entre eles, o filme de ficção Jantar a dois foi contemplado com o edital de cultura da Prefeitura Municipal de Joinville e Escrita livre, um documentário sobre o uso de cartas como meio de comunicação entre os detentos da Penitenciária Industrial de Joinville e seus parentes. Com o curta Paralinguagem ficou em 2º lugar no Festival Carne Moída, de São Paulo

 

 

CONSELHEIROS/DIRETORIA

 

Cláudia Cárdenas Pires Ferreira
Presidente (Titular da Cinemateca Catarinense)

 

Sulanger Bavaresco
Vice-Presidente (Titular da Prefeitura Muncipal de Florianópolis)

 

Sandra Ouriques
Secretária (Titular do Sated)

 

Gustavo de Souza
Titular (Associação Brasileira de Documentaristas e Curtametragistas/ABD-SC)

 

Mariana Coelho
Suplente (Associação Brasileira de Documentaristas e Curtametragistas/ABD-SC)

 

Luciano dos Santos Alves
Suplente da Cinemateca Catarinense

 

Chames Maria Stalliviere
Suplente Prefeitura Municipal de Florianópolis

 

Sérgio Bellozupko
Suplente do Sated

 

Alfredo Manevy
Titular da Universidade Federal de SC – UFSC

 

José Claudio Siqueira Castanheira
Suplente da Universidade Federal de SC – UFSC