Fundo Municipal de Cinema

20/07/2012 - Cultura
O Gigante, Prêmio Funcine, é selecionado para o Festival de Brasília
Co-produção Brasil, Portugal, Espanha e Inglaterra tem produção de Igor Pitta

foto/divulgação:

O Gigante, de Júlio Vanzeler e Luís da Matta Almeida

A animação catarinense O Gigante, Prêmio Fundo Municipal de Cinema de Florianópolis - Funcine 2011, com produção executiva de Igor Pitta Simões, foi selecionado para o 45º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, que ocorre de 17 a 24 de setembro. Recentemente concluído e ainda inédito, o curta já está confirmado também no Festival de Málaga (Espanha), Festival Lucas (Alemanha), Festival de Cine de Bogotá (Colômbia) e para quatro festivais brasileiros, entre eles o Festival de Brasília.

 

Com recursos de R$ 40 mil do edital e mais R$ 200 mil de leis culturais de Portugal, Espanha e Inglaterra, o filme tem direção dos portugueses Júlio Vanzeler e Luís da Matta Almeida. A pré-estreia em Florianópolis está agendada para o dia 10 de outubro, às 19 horas, na Fundação Cultural Badesc.

 

O curta narra a trajetória de um gigante que transporta no coração uma menina. O seu coração é uma janela imensa através da qual a garota descobre e decifra a realidade. A animação trata dos percursos da vida, do que é feito o “crescer”. “A partir de trajetos legados pelos pais, os filhos traçam as suas próprias rotas, com erros de interpretação, com desvios de perspectiva, mas que são seus e é com eles que têm de viajar”, enfatizam os produtores.

 

Com sete minutos de duração, O Gigante tem roteiro de Nélia Cruz e é baseado em conto do co-diretor Júlio Vanzeler. A produção teve produções específicas em cada local. Portugal participou com produção, desenvolvimento e direção, Brasil com produção, animação e desenho de animação 2D, Inglaterra, produção e animação e Espanha, sonoplastia e trilha sonora.