Fundo Municipal de Cinema

home >

Cine Dona Chica

 

Em um rancho de madeira a beira-mar, na praia do Campeche, encontra-se Glória, uma senhora canoa de um pau só de mais de 90 anos que há décadas vem abrindo mares, levando dentro dela homens com suas redes e apetrechos de pesca, para que juntos tragam o resultado de muito esforço e coragem: o peixe. Glória é movida por remos, que impulsionadas pelos braços humanos, leva de geração em geração a tradição de uma modalidade de pesca: a artesanal.

 

Neste clima nasce o Cineclube Dona Chica, que surgiu da união de profissionais do audiovisual, moradores e pescadores que em comum tem a vontade de proporcionar aos moradores da cidade um momento cultural. Fazendo uma justa homenagem a matriarca da família Inácio, escolhemos o nome da Dona Chica, esposa do pescador Deca, que foi por muito tempo lembrado como o amigo do aviador Saint Exuperry. Nossa idéia em dar ao nome ao Cine de Dona Chica veio com a vontade em homenagear esta senhora que em tempos difíceis crio uma geração de pescadores. O objetivo é claro: formação de publico para o cinema nacional e catarinense; debate com o publico sobre os filmes exibidos  e difusão da cultura cinematográfico na cidade.

 

Fundando no dia 31 de julho de 2011 o cineclube funciona no último sábado do mês com uma programação voltada aos filmes de curta e média metragem privilegiando os filmes locais, ou seja, acabou se transformando em uma das poucas janelas de exibição do cinema catarinense.

 

A curadoria assim como a produção é realizada pela produtora de cinema Sofia Mafalda e pelo repórter fotográfico e pescador Luis Prates. Os filmes escolhidos passam por uma análise da dupla que levam em consideração o público que freqüenta o local assim como os temas escolhidos por cada sessão. A intenção é mostrar a comunidade filmes que em muitos momentos retratam o cotidiano da nossa região, através de filmes de curta-metragem catarinenses.

 

A divulgação é cuidadosa e tenta alcançar o maior número de moradores do sul da ilha. São confeccionados cartazes em A3 e mosquitinhos que são utilizados no comércio local e deixados em algumas casas e no comércio local. A Radio Comunitário Campeche auxilia na divulgação, assim como um e-mail foi feito para divulgar a programação. O controle do publico é feito através de um livro ata é posto na entrada das sessões para que os freqüentadores assinem e deixem seu endereço eletrônico para posterior divulgação.

 

Durante a projeção a equipe faz pipocas para que o público sinta o verdadeiro gosto de cinema. Após a sessão um bate papo é puxado acompanhado de uma deliciosa cuca e pães de queijo que são cedidas por uma padaria do bairro. E para acompanhar estes petiscos aquele café de pescador

Galeria de Imagens