Fundo Municipal de Cinema

03/05/2012 - Cultura
Funcine e MIS promovem Oficina Corpo Sensível
Inscrições já estão abertas e devem ser feitas por e-mail

foto/divulgação:

Estão abertas até o dia 15 de maio as inscrições da Oficina Corpo Sensível de filmagem e revelação em película 16mm, uma realização do Fundo Municipal de Cinema de Florianópolis em parceria com o Museu de Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS) e a Fundação Catarinense de Cultura.

 

A Oficina é gratuita e será realizada em cinco módulos entre 22 e 26 de Maio de 2012 nas instalações do MIS no Centro Integrado de Cultura (CIC) em Florianópolis.

 

A oficina tem como objetivo fornecer uma visão geral das diferentes possibilidades estéticas e de linguagem que surgem do uso do suporte 16mm, através de uma série de experimentos com a revelação, montagem e projeção de material fílmico.

 

A filosofia da oficina é o DIY - “do it yourself / faça você mesmo”. Os organizadores compartilham a técnica e lançam propostas, as quais os participantes respondem de forma própria. Para isso, o uso de película reversível é fundamental, pois esse material elimina a etapa de copiagem. O filme rodado é revelado e, após secar, pode ser projetado.

 

Em longo prazo a oficina tem como meta estimular a criação de associações locais que viabilizem a produção independente e que possam passar adiante o conhecimento adquirido.

 

Ministrada pelos cineastas e artistas visuais Melissa Dullius e Gustavo Jahn, a Oficina Corpo Sensível é inédita em Santa Catarina.

 

Gustavo Jahn (Florianópolis, 1980) e Melissa Dullius (Porto Alegre, 1981) são artistas brasileiros que desenvolvem trabalhos em filme, vídeo e fotografia.Vivendo e trabalhando em Berlim desde o final de 2006 eles formam a dupla DISTRUKTUR.

 

Entre seus trabalhos em filme destacam-se os curta-metragens “Éternau” e “Triangulum”, ambos premiados como melhor filme no Festival Luso-Brasileiro de Santa Maria da Feira, e o média-metragem “Cat Effekt”, realizado em Moscou, e premiado como melhor filme na competição internacional do IV Janela Internacional de Cinema do Recife.

 

Nos últimos anos, os trabalhos da dupla tem transitado entre os universos das artes visuais e do cinema, sendo exibidos na Berlinale – Berlin Film Festival, no New Museum (NY), no Moscow International Film Festival, no Torino IFF, e no BAFICI – Buenos Aires Festival de Cine Indepediente.

 

Serão oferecidas 12 vagas e os interessados devem encaminhar pedido de inscrição para o e-mail mail@distruktur.com uma carta de intenções contendo uma reflexão em palavras ou imagens sobre sua expectativa sobre a Oficina e como vai utilizar a prática em seu trabalho ou pesquisa.

 

Os nomes dos alunos selecionados serão divulgados no dia 17 de maio no site do Funcine. A organização da oficina vai fornecer equipamentos e material sensível que ficarão sob a guarda compartilhada do MIS e do Funcine nos quais os alunos que completarem o curso estarão habilitados para sua utilização posterior.

 

O quê: Oficina Corpo Sensível
Quando: 22 a 26 de maio, das 14h às 18h
Onde: Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina, Centro Integrado de Cultura, Avenida Gov. Irineu Bornhausen, 5.600, Agronômica, Florianópolis
Quanto: gratuito


arquivos para download