Fundo Municipal de Cinema

04/11/2013 - Cultura
Cine Pitangueira abre ciclo Futuros Incertos
Estreia é nesta terça, com Metrópolis, de Fritz Lang

foto/divulgação: Divulgação

Metrópolis, de Fritz Lang

Metrópolis, de Fritz Lang,é o título de estreia do Ciclo Futuros Incertos, no Cine Pitangueira, com abertura nesta terça, 5 de novembro, às 20 horas. Os outros filmes previstos para o mês são Laranja Mecânica, de Stanley Kubrick, Blade Runner, de Ridley Scott, E.T. - Emissário Terrestre, de Rafael Schlichting, X, de Simone Bastos e Purgamentum, de Yannet Briggiler.

 

Filme em preto e banco, mudo, e realizado em 1927 pelo austríaco Fritz Lang, Metrópolis foi a mais cara produção até então filmada na Europa. É um dos expoentes do expressionismo alemão, um clássico da história do cinema.

 

O filme é ambientado em 2026. Os poderosos ficam na superfície, onde há o Jardim dos Prazeres, destinado aos filhos dos mestres. Os operários, em regime de escravidão, trabalham bem abaixo da superfície, na Cidade dos Trabalhadores. Mas logo esta lógica perversa vai ser desequilibrada por uma história de amor entre personagens destes dois ambientes.

 

O Cineclube Pitangueira é uma realização da Cinemateca Catarinense com o patrocínio do Fundo Municipal de Cinema e com o apoio da Prefeitura. Municipal de Florianópolis e da Fundação Franklin Cascaes.

 

O quê: Cineclube Pitangueira exibe Metrópolis, de Fritz Lang.

Quando: terça-feira, 5 de novembro, às 20h.

Onde: Casa das Máquinas - Praça Bento Silvério, Lagoa da Conceição.

Quanto: gratuito.