Fundo Municipal de Cinema

21/09/2016 - Cultura
Cinema movido a sol chega a Florianópolis
O projeto conta com um furgão equipado com sistema de captação dos raios de sol

foto/divulgação: divulgação

Cinema movido à energia solar chega à Florianópolis

O projeto CineSolar - o primeiro cinema itinerante do Brasil que utiliza energia limpa e renovável, a solar, para funcionar - fará a exibição do documentário Hermógenes, professor e poeta do yoga. A exibição será às 19 horas desta sexta-feira (23), no X Fórum Mundial da Paz, no Centro de Eventos Governador Luiz Henrique da Silveira, em Canasvieiras.


A partir das 14 horas, será realizada uma oficina de arte com crianças da Organização Social ASAS - Ações Sociais Amigos Solidários. O projeto é uma realização da Brazucah Produções, em parceria com a Associação Cultural Simbora e a Semearte Productil e conta com apoio da Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Cultura e Fundação Cultural Franklin Cascaes. A entrada é gratuita e aberta ao público.

 

Além da projeção de filmes, o projeto promove arte e sustentabilidade através de oficinas e atividades artísticas e lúdicas. O CineSolar conta com um furgão equipado com um sistema de captação de energia solar, capaz de gerar a própria energia para alimentar toda sua estrutura de funcionamento.

 

O documentário traz a trajetória do prof. Hermógenes, um dos pioneiros do Yoga e terapia holística no Brasil e autor de trinta livros. Um personagem brasileiro que inspirou a vida de diversas pessoas por meio da filosofia oriental, Yoga e meditação.


O longa apresenta conteúdo inédito, além de entrevistas com personalidades como Marcelo Yuka e Jackson Antunes. Nesta quinta (22), o projeto fará uma sessão de curtas produzidos por cineastas indígenas, na  aldeia indígena Yynn Moroti Wherá (M’Biguaçu), na  Rodovia BR 101 – km 190.  No sábado(24) a mostra será na aldeia guarani Itaty, no Morro dos Cavalos, KM 235 da BR 101.

 

Serviço

O que: Exibição do documentário Hermógenes -Projeto CineSolar

Quando: sexta-feira,  23 de setembro

Onde:  Centro de Eventos Governador Luiz Henrique da Silveira, Rod. José Carlos Daux – Canasvieiras

Quanto: Entrada gratuita