Fundo Municipal de Cinema

18/09/2010 - Cultura
Funcine comemora 21 anos
Funcine comemora 21 anos e lança filmes vencedores dos Editais Prêmio Armando Carreirão

O Fundo Municipal de Cinema – Funcine foi instituído em Florianópolis pela Lei nº 3252 de 18 de setembro de 1989 com o objetivo de concretizar a infra-estrutura técnica e recursos humanos abrangendo todas as ações que envolvem a produção de audiovisual.

Nos últimos 21 anos, em parceria com a Cinemateca, constituiu um parque de equipamentos (câmeras e gravadores de som), promoveu algumas oficinas e lançou a partir de 2004, o Edital de Produção Audiovisual Armando Carreirão que já premiou 27 produções, sete no último edital.

Em comemoração aos 21 anos, o Funcine este ano lançará 5 filmes de curta metragem contemplados pelos editais promovidos pelo Fundo e confraternizará com seus parceiros e colaboradores ao som erudito de trilhas da cinematografia mundial.

Dia 21 de setembro de 2010 – terça - feira

Teatro da Ubro

 

Programação:

 

19 h abertura com o lançamento dos filmes dos curtas metragens:

 

1) Teaser do documentário “ De volta pra Casa” de direção de Richard Valentim e lançamento do site do documentário contemplado no Edital Prêmio Audiovisual Armando Carreirão 2009, com lançamento previsto para 2011.

 

2) “ O Jardineiro e o Pirata” – documentário , direção Patrícia Monegatto Lopes e Stela Bloss - (EDITAL 2009) 15’

Sinopse: O que levaria um jardineiro a procurar tesouros escondidos a mais de 500 anos? Nildo Manuel da Cunha fala com desenvoltura sobre arqueologia e história além de reviver o pirata Capitão Philipo Carontti devido a um pacto feito com o mesmo em 1980.

 

3) “Destina-se” – ficção , direção Melina Curi - (EDITAL 2009)- 17’

Sinopse: Em uma rodoviária de uma pequena cidade do interior, encontram-se dois vendedores de passagens. Ignácio vende passagens para um único destino, enquanto Renato vende tikets para vários lugares, inclusive para o mesmo destino de Ignácio. Os poucos passageiros que por ali passam nunca compram passagem com Ignácio, que permanece sempre sentado em sua cadeira à espera do próximo passageiro. Será que ele venderá uma passagem?

 

4) “Volte Sempre” – documentário ,direção Chico Pereira – (EDITAL 2009) – 15’

Sinopse: A partir do caótico universo gerado pelo turismo voltado à classe média- pequenos hotéis, casas alugadas, pousadas e campings – o documentário tece uma bem humorada coleção de histórias de verão. A condução se dá com o cruzamento de experiências de personagens emblemáticos que vivem ao mesmo tempo à margem e dedicados a esta economia. Um mercado de trabalho não organizado e ao sabor das oportunidades como camareiras, catadores de lixo, motoristas, frentistas, seguranças, prostitutas de estrada, guias, caixas de supermercado, ambulantes, garçons e toda uma mão de obra temporária absorvida nesta época. São visões originais de uma realidade que se impõe de forma selvagem, inevitável e favorável para quem possa dela tirar proveito. São estas narrações, sob uma ótica particular e reveladora, que compõe a linha guia deste documentário. Um registro de luta pela sobrevivência contraposta a uma massa com seus tipos humanos a procura de um lazer barato, imediatista e exótico. Suas decorrências serão tratadas com a leveza que o inusitado encontro revela em cenários completamente informais.

 

20:30h debate com os proponentes / realizadores tema: Edital Funcine

 

21h Escadaria em frente ao Teatro da Ubro , temas famosos da cinematografia ao som erudito do Quinteto de cordas

 

21:10h Hall do Teatro da Ubro

coquetel de confraternização ao aniversário do Fundo.

 

 

Realização : Fundo Municipal de Cinema – FUNCINE e Prefeitura Municipal de Florianópolis

 

Apoio Cultural : Fundação Franklin Cascaes

Cinemateca Catarinense

Cine Support

 

 

Contatos:

 

Funcine (48) 3224-65691

Fabíola Beck (48) 9922-5763

Fernando Boppré (presidente FUNCINE) (48) 9164-4879

 

Assessoria de Imprensa – LA Comicações

Liana Gualberto (48) 9938-8064