Fundo Municipal de Cinema

25/10/2010 - Governo
Projeto Plano de Ação das Cidades Históricas
O Plano de Ação das Cidades Históricas (PACH) é um projeto que tem como objetivo revitalizar o Centro Histórico de Florianópolis. Para tantoo financiador -Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) - aprovou as primeiras ações do Plano.

foto/divulgação:

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) aprovou as primeiras ações do Plano de Ação das Cidades Históricas (PACH), projeto elaborado pela Prefeitura de Florianópolis por meio da Secretaria Municipal de Governo (SEGOV), pelo Serviço do Patrimônio Histórico, Artístico e Natural (SEPHAN) do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF), pelo Escritório de Projetos PMO ESAG da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável (SMCTDES) e pela Fundação Franklin Cascaes.

O Plano de Ação das Cidades Históricas (PACH) é um projeto que tem como objetivo revitalizar o Centro Histórico de Florianópolis. O Plano priorizou a área situada a leste da Praça XV de Novembro por compreender, a partir de diagnóstico elaborado, que a área necessita de intervenção prioritária. Diversas instituições participaram da elaboração do projeto: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC); Associação FloripAmanhã; Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA); Câmara de Dirigentes Lojistas de Florianópolis (CDL), dentre outras.

O PACH prevê diversas ações no sentido de revitalização da área, desde obras de restauração a projetos de estímulo econômico com base no patrimônio cultural da região. As primeiras ações aprovadas contemplam:

  • Elaboração de estudos de viabilidade econômica, mercadológica e da situação social e fundiária do Setor Leste;
  • Elaboração de projetos executivos e complementares de restauração e conservação de inúmeros edifícios;
  • Desenvolvimento e implantação de um sistema de informação para conservação integrada dos bens materiais e imateriais;

A celebração do convênio entre a PMF e o IPHAN – SC deverá ocorrer em novembro de 2010.

 

Conheça o Escritório no site da PMF: http://portal.pmf.sc.gov.br/entidades/smctdes/index.php?cms=escritorio+de+projetos&menu=4

Twitter: @EscritorioPMO

E-mail: contato@pmoesag.com.br

            luizsouza@pmoesag.com.br

Telefone: (48) 3321-8257