Fundo Municipal de Cinema

07/11/2010 - Cultura
Maciço do Morro da Cruz vai ganhar Espaço Mais Cultura
Expedição Mais Cultura deflagra nesta segunda-feira (8/11) o processo de mobilização comunitária no Maciço do Morro da Cruz em parceria com a Prefeitura de Florianópolis

foto/divulgação: Secretaria de Habitação

Maciço do Morro da Cruz concentra 17 comunidades

Técnicos do Ministério da Cultura e do Instituto Elos chegam a Florianópolis nesta segunda-feira (8/11) para deflagrar a primeira etapa de mobilização social no Maciço do Morro da Cruz – região mapeada pelo governo federal para receber um Espaço Mais Cultura. A equipe do MinC será recebida às 9h, na sede da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), local onde vai funcionar a base de trabalho do grupo durante os três dias de permanência na cidade.

 

A ação “Elos no Canteiro Mais Cultura”, que faz farte do Programa Mais Cultura, está sendo desenvolvida em 23 localidades no Brasil onde ocorrem obras de urbanização do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A mobilização abrange três etapas: planejamento e visitas de campo; formação de disseminadores; e mutirão comunitário para realização de um sonho coletivo.

 

Expedição nas comunidades

 

Na segunda-feira (8/11), pela manhã, os representantes do Ministério da Cultura reúnem-se com técnicos da Fundação Franklin Cascaes e das secretarias municipais de Assistência Social e de Habitação e Saneamento Ambiental para apresentar a metodologia de trabalho e planejar as estratégias de ação no Maciço do Morro da Cruz a fim de identificar características e necessidades da região.

 

À tarde, das 14h às 18h, na sede da FCFFC, acontece um workshop com os técnicos do MinC e da prefeitura municipal, lideranças comunitárias do Maciço e entidades parceiras. O objetivo é apresentar a ação “Elos no Canteiro Mais Cultura”, mobilizando e engajando as comunidades no processo de gestão e administração do Espaço Mais Cultura que será implantado.

 

Durante todo o dia de terça e quarta-feira (9 e 10/11), a “Expedição Mais Cultura” vai percorrer algumas comunidades do Maciço do Morro da Cruz, mapeando manifestações culturais, equipamentos e entidades existentes. Em cada local visitado, a equipe vai ouvir moradores para identificar desejos e necessidades. A ação inclui ainda a Noite de Talentos, na terça-feira, das 18h às 20h, no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social.

 

No final da tarde de quarta-feira, na sede da Fundação Franklin Cascaes, haverá um encontro técnico para definição dos representantes do município que farão o “Curso de Formação de Disseminadores Elos no Canteiro Mais Cultura”. A atividade, que integra a segunda etapa da mobilização, está marcada para o período de 16 a 22 de novembro, em Florianópolis, abrangendo a região sul e sudeste do Brasil. A terceira e última etapa, denominada de “Mão na Massa”, consiste no planejamento e realização de um mutirão comunitário para colocar em prática ações locais decididas em conjunto com as comunidades, onde serão construídos os Espaços Mais Cultura.

 

Serviço:


O Quê: “Expedição Mais Cultura em Florianópolis”

              Visita técnica do MinC ao Maciço do Morro da Cruz

 

Quando: segunda a quarta-feira (8 a 10/11)

 

Onde: Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC)

            Forte Santa Bárbara

            Rua Antônio Luz nº 260 - Centro

 

Agenda – 8 a 10/11

 

  • Segunda-feira (8/11) – sede da Fundação Franklin Cascaes

 

9h às 12h

- Reunião técnica

14h às 18h

- Workshop com lideranças comunitárias, PMF e parceiros

 

  • Terça-feira (9/11) – Morro da Cruz e Av. Mauro Ramos

 

9h às 17h

- “Expedição Mais Cultura” no Maciço do Morro da Cruz

18h às 20h

- Noite de Talentos e Sonhos no auditório da Secretaria Mun. de Assistência Social – Av. Mauro Ramos nº 1277 - Centro

 

  • Quarta-feira – Morro da Cruz e sede da FCFFC

 

9h às 14h

- “Expedição Mais Cultura” no Maciço do Morro da Cruz

14h às 17h

- Reunião técnica na sede da Fundação Franklin Cascaes


galeria de imagens