Fundo Municipal de Cinema

09/03/2011 - Cultura
Cine Ieda Beck tem sessão na quarta de cinza, evento gratuito.
Quarta-feira de cinzas com cinema no Ieda Beck

foto/divulgação: Petra Mafalda

Na foto a atriz Irma Passo vivendo a personagem Selma do curta-metragem


A quarta-feira de cinzas é de cinema no Cineclube Ieda  Beck com a sessão A Noite. Depois de cinco dias de folia, o clima é sombrio. Serão exibidos seis curtas que condensam o por do sol, quando as cidades se tornam palco para personagens periféricos à sombra da monotonia diurna. O olhar dos diretores é paras as figuras da noite febril, da vida que fervilha nas esquinas, bares e bordéis.


            A sessão será aberta com a animação Dossiê Rê Bordosa, de Cesar Cabral (RJ). É um “documentário” que investiga os reais motivos que levaram o cartunista Angeli a matar Rê Bordosa, a sua mais famosa criação. Fama? Ego Inflado? Espírito de Porco?


            O Som e o Resto, de André Lavaquial (RJ), narra a vida de Jahir, um baterista virtuoso que toca numa banda evangélica. Um dia, depois de se indispor com o pastor da igreja inicia uma jornada existencial rumo à sua música e ao seu espaço no mundo.


            Da Janela – Entre a Visualidade e a Omissão, de Giovana Zimermann (SC), é um documentário sobre a violência contra a mulher a partir do ponto de vista de uma fotógrafa. A Psicose de Valter, de Eduardo Kishimoto (SP), é uma ficção sobre Valter José Maria Filho, que dirige vídeos pornôs e faz pós-doutorado em filosofia.


Uma Camélia Vermelha, de Bob Barbosa (SC) é ambientado em um puteiro. No dia do seu aniversário, Dora aguarda a visita do seu antigo amante.
Áurea, de Zeca Ferreira (RJ), mistura ficção e documentário para contar a vida de Áurea Martins, cantora carioca.


O cinecluble é uma promoção da Cinemateca Catarinense e do Funcine com o apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis, Fundação Franklin Cascaes e Travessa Cultural.
 
O quê :Sessão A Noite
Quando:quarta, 9 de março, às 20h
Onde:Cineclube Ieda Beck (Cinemateca Catarinense - Instituto Arco-Iris) Travessa RatIclif, 56, esquina com João Pinto, Centro, Florianópolis.
Quanto: Entrada franca
Classificação indicativa:18 anos