Fundo Municipal de Cinema

30/04/2013 - Cultura
Cine Esfera exibe Brazil
Rodado no Reino Unido, filme faz parte do ciclo Estados Totalitários

foto/divulgação: Divulgação

Brazil, de Terry Gilliam

Nesta quinta-feira, dia 2 de maio, às 19h, o Cine Esfera exibe Brazil, de Terry Gilliam, filme do Reino Unido realizado em 1985. O cineclube funciona na Fundação Hassis, em Itaguaçu, região continental de Florianópolis e as sessões são temáticas. Neste primeiro ciclo o tema é Estados Totalitários.

 

 

O filme em cartaz narra a história de Sam Lowry, que vive num Estado totalitário, controlado pelos computadores e pela burocracia, denominado Brazil. Neste ambiente, que lida com o terrorismo, todos são governados por fichas e cartões de crédito e ainda precisam pagar por tudo, até mesmo a permanência na prisão..

 

 

Ao final de cada ciclo, há uma palestra conduzida por um crítico, apresentando o desenvolvimento teórico do tema. Já foi exibido Fahrenheit 451, de François Truffaut e o próximo filme previsto é THX 1138, de George Lucas. Além da exibição do longa, cada sessão será aberta por um curta-metragem de animação.

 

 

O Cine Esfera é uma iniciativa da produtora O Mago Realizações, patrocinado pelo Fundo Municipal de Cinema de Florianópolis (Funcine) e pela Prefeitura Municipal de Florianópolis. A Fundação Hassis está localizada na Luiz da Costa Freysleben, 87, Itaguaçu,fone 3348-7370. Entrada gratuita.