Fundo Municipal de Cinema

05/07/2013 - Cultura
Câncer, de Glauber Rocha, no Cine Pitangueira
Cineclube exibe ciclo de filmes que celebram a linguagem do Cinema Marginal

foto/divulgação: Divulgação

Câncer, de Glauber Rocha

O Cine Pitangueira exibe nesta terça-feira, 9 de julho, às 20 horas, Câncer, de Glauber Rocha, o quarto filme do ciclo de Cinema Marginal em cartaz nos meses de junho e julho na sala de cinema do Casarão da Lagoa.

 

O filme de Glauber foi escolhido para provocar um processo de discussão em torno do ciclo do mês, Mesmo sendo dirigido por Glauber, figura exponencial do Cinema Novo, Câncer é citado como um dos filmes precursores do Cinema Marginal.

 

No Rio de Janeiro, em 1968, em meio à turbulência política, um negro carioca, malandro típico, encontra-se com o receptador de seus pequenos golpes. Entre eles, move-se de modo escorregadio uma loura sensual.

 

Sob esta estrutura relativamente prosaica, Câncer traça um painel daquele momento brasileiro, flagrando com câmera nervosa detalhes de um Rio que não existe mais e onde aparece, quase como um personagem do filme, a antiga Cinelândia.

 

O ciclo Cinema Marginal já exibiu os filmes O Bandido da Luz Vermelha, de Rogério Sganzerla Documentário, de Rafael Favaretto Schlichting e Bang Bang, de Andrea Tonacci.

 

O Cineclube Pitangueira é uma realização da Cinemateca Catarinense e do Fundo Municipal de Cinema com o apoio da Prefeitura. Municipal de Florianópolis e da Fundação Franklin Cascaes.

 

O quê: Cine Pitangueira exibe Câncer, de Glauber Rocha. Quando: terça-feira, 9 de julho, às 20h. Onde: Casa das Máquinas - Praça Bento Silvério, Lagoa da Conceição. Quanto: gratuito