Fundo Municipal de Cinema

11/07/2013 - Cultura
Terra em Transe em cartaz no Cine Pitangueira
Filme de Glauber Rocha é um dos títulos exponenciais do Cinema Novo

foto/divulgação: Divulgação

Terra em transe, de Glauber Rocha

O Cine Pitangueira exibe nesta terça-feira, 16 de julho, às 20 horas, Terra em transe, de Glauber Rocha. O filme faz parte da programação dos meses de junho e julho, com discussão sobre os limites entre o Cinema Novo e o Cinema Marginal. O cineclube funciona no Casarão da Lagoa e a entrada é gratuita.

 

Num país fictício denominado Eldorado, o jornalista e poeta Paulo (Jardel Filho) oscila entre diversas forças políticas em luta pelo poder. Porfírio Diaz (Paulo Autran) é um líder de direita, político paternalista da capital litorânea de Eldorado. Dom Felipe Vieira (José Lewgoy) é um político populista e Julio Fuentes (Paulo Gracindo), o dono de um império de comunicação.

 

Em uma conversa com a militante Sara (Glauce Rocha), Paulo conclui que o povo de Eldorado precisa de um líder e que Vieira tem os pré-requisitos para a missão. Grande clássico do Cinema Novo, realizado em 1957, o filme  faz uma reflexão crítica a ditadura.

 

O Cineclube Pitangueira é uma realização da Cinemateca Catarinense com o patrocínio do Fundo Municipal de Cinema com o apoio da Prefeitura. Municipal de Florianópolis e da Fundação Franklin Cascaes.

 

O quê: Cine Pitangueira exibe Terra em transe, de Glauber Rocha. Quando: terça-feira, 16 de julho, às 20h. Onde: Casa das Máquinas - Praça Bento Silvério, Lagoa da Conceição. Quanto: gratuito