Fundo Municipal de Cinema

05/08/2013 - Cultura
Ciclo Movimentos Populares no Cine Pitangueira
Abertura é comGerminal, de Claude Berri, baseado no romance de Émile Zola

foto/divulgação: Divulgação

Germinal, de Claude Berri

Baseado no romance Germinal, do escritor Émile Zola, publicado em 1881, o longa de Claude Berri é o filme selecionado para abrir o ciclo Movimentos Populares no Cine Pitangueira. A sessão ocorre nesta terça, dia 6 de agosto, às 20 horas.

 

Germinal retrata os processos iniciais de movimentos grevistas de mineiros na França no século 19 a partir de uma família diante da exploração de trabalho vivida nas minas em favor da sociedade burguesa da época.

 

O pai da família, vivido pelo ator Gerard Depardieu, trabalha como minerador deste os 8 anos de idade, mas após muitos anos de exploração e nenhuma melhoria é influenciado pelas ideias de um novo trabalhador recém-chegado.

 

O Cine Pitangueira funciona no Casarão da Lagoa e a entrada é gratuita. O cineclube é uma realização da Cinemateca Catarinense com o patrocínio do Fundo Municipal de Cinema e com o apoio da Prefeitura. Municipal de Florianópolis e da Fundação Franklin Cascaes.

 

O quê: Cine Pitangueira exibe Germinal, de Claude Berri. Quando: terça-feira, 6 de agosto, às 20h. Onde: Casa das Máquinas - Praça Bento Silvério, Lagoa da Conceição. Quanto: gratuito