Fundo Municipal de Cinema

11/08/2013 - Cultura
Cabra marcado para morrer no Cine Pitangueira
Filme retoma história de camponeses durante o golpe militar de 1964

foto/divulgação: Divulgação

Cabra marcado para morrer, de Eduardo Coutinho

O premiado 'Cabra marcado para morrer', de Eduardo Coutinho, é o segundo filme do ciclo Movimentos Populares em cartaz no Cine Pitangueira. A sessão ocorre nesta terça, 13 de agosto, às 20 horas.

 

No início da década de 1960, o líder camponês João Pedro Teixeira é assassinado por ordem dos latifundiários do Nordeste. As filmagens sobre sua vida, interpretada pelos próprios camponeses, foram interrompidas pelo golpe militar de 1964.

 

Dezessete anos depois, o diretor Eduardo Coutinho retoma o projeto do filme e procura a viúva Elizabeth Teixeira e seus dez filhos, dispersados pela onda de repressão que ocorreu após o episódio do assassinato.

 

O tema principal do documentário passa a ser a trajetória de cada um dos personagens que, por meio de lembranças e imagens do passado, evocam o drama de uma família de camponeses durante os longos anos do regime militar.

 

O Cine Pitangueira funciona no Casarão da Lagoa e a entrada é gratuita. É uma realização da Cinemateca Catarinense com o patrocínio do Fundo Municipal de Cinema e com o apoio da Prefeitura. Municipal de Florianópolis e da Fundação Franklin Cascaes.

 

O quê: Cine Pitangueira exibe 'Cabra marcado para morrer', de Eduardo Coutinho

Quando: terça-feira, 13 de agosto, às 20h

Onde: Casa das Máquinas - Praça Bento Silvério, Lagoa da Conceição

Quanto: gratuito