Fundo Municipal de Cinema

22/08/2013 - Cultura
O circo é tema de filmes no Cineclube Ieda Beck
Documentário e ficção têm o picadeiro como cenário das narrativas

foto/divulgação: Márcio Henrique Martins

Ney Piacentini em cena no curta Astheros, de Ronaldo dos Anjos

A ficção Astheros, de Ronaldo dos Anjos, e o documentário É Bucha! Os 40 anos do Teatro Biriba, de Gláucia Grigolo e Renato Turnes, são os títulos em cartaz nesta quarta-feira, 28 de agosto, às 20 horas, no Cineclube Ieda Beck. Em comum, nos filmes, o circo como um personagem presente nas duas narrativas. 

 

Astheros é ambientado em um circo recém-chegado a uma aldeia remota. Na estreia, ninguém na plateia. Mesmo assim, o personagem Astheros entra em cena e apresenta a sua peça. Alguns, do outro lado da lona, ouvem o texto arrebatador e espalham o seu conteúdo pela aldeia. Agora, todos querem ouvir o já considerado mestre. Mas Astheros se aproveita do desejo do povo para impor os seus desejos. Haverá outro espetáculo?

 

É Bucha! Os 40 anos do Teatro Biriba conta a história de uma das mais tradicionais companhias de circo-teatro no Brasil, narrada por seus protagonistas. Fundada por Geraldo Passos - o palhaço Biriba - em 1970, o Teatro Biriba continua até hoje com seu trabalho de levar alegria e emoção para as cidades do Sul do país, onde montam sua estrutura nômade e apresentam comédias, dramas e shows.

 

O cineclube Ieda Beck funciona no casarão do Instituto Arco Íris/Cinemateca Catarinense, no Centro de Florianópolis. Criado em 2009 e voltado para a produção de cinema realizada em Santa Catarina, o Cine Ieda Beck é realizado pela Cinemateca Catarinense e pela Travessa Cultural, com o patrocínio do Fundo Municipal de Cinema (Funcine) e Prefeitura Municipal de Florianópolis. 

 

O quê: exibição de Astheros, de Ronaldo dos Anjos, e É Bucha! Os 40 anos do Teatro Biriba, de Gláucia Grigolo e Renato Turnes.

Quando: quarta-feira, dia 28 de agosto, às 20h.

Onde: Cinemateca Catarinense/Instituto Arco-Íris. Travessa Ratclif, 56, Centro, Florianópolis.

Quanto: gratuito.