Fundo Municipal de Cinema

06/09/2013 - Cultura
Filme alemão A Onda, em cartaz no Cine Pitangueira
Filme de Dennis Gansel trata sobre os mecanismos do fascismo e do poder

foto/divulgação: Divulgação

A Onda (Die Welle), de Dennis Gansel

O Cineclube Pitangueira exibe na terça-feira (10), às 20 horas, A Onda, de Dennis Gansel. A sessão integra o Ciclo Regimes Totalitários, que apresenta uma seleção de filmes que retratam manipulações ideológicas e documentam ditaduras. O filme é indicado para maiores de 14 anos.

 

Em A Onda, Rainer Wegner é professor de ensino médio e deve ensinar seus alunos sobre autocracia. Mas devido ao desinteresse deles, propõe um experimento que explique na prática os mecanismos do fascismo e do poder. Wegner se denomina o líder daquele grupo, escolhe o lema "força pela disciplina" e dá ao movimento o nome de A Onda.

 

Em pouco tempo, os alunos começam a propagar o poder da unidade e ameaçar os outros. Quando o jogo fica sério, Wegner decide interrompê-lo. Mas é tarde demais, e A Onda já saiu de seu controle. Baseado em uma história real ocorrida na Califórnia em 1967.

 

O Cineclube Pitangueira funciona no Casarão da Lagoa e a entrada é gratuita. É uma realização da Cinemateca Catarinense com o patrocínio do Fundo Municipal de Cinema e com o apoio da Prefeitura. Municipal de Florianópolis e da Fundação Franklin Cascaes.

 

O quê: Cineclube Pitangueira exibe A Onda, de Dennis Gansel. Quando: terça-feira, 10 de setembro, às 20h. Onde: Casa das Máquinas - Praça Bento Silvério, Lagoa da Conceição.

Quanto: gratuito