Gabinete do Prefeito

20/05/2020 - Gabinete
Feriadão em São Paulo preocupa Prefeitura de Florianópolis
Município vai intensificar controle no Aeroporto Hercílio Luz e instalará barreiras sanitárias em vias terrestres para abordar veículos paulistas

foto/divulgação: Leonardo Sousa / PMF

Florianópolis intensificará controle sanitário em turistas nos próximos dias

O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, definiu um programa especial de fiscalização exclusivo para o período de 20 a 25 de maio quando a cidade pode receber um número maior de turistas vindo de São Paulo. Isso porque a cidade paulista resolveu antecipar feriados e criar um grande feriadão para tentar aumentar o nível de isolamento e, com isso, frear o alto índice de contaminação pela COVID-19.

“Sabemos que Florianópolis é um dos destinos preferidos dos paulistas e isso nos deixa felizes. Mas neste momento de pandemia, não é hora de deslocamentos ou turismo”, disse o prefeito Gean Loureiro.

A Capital Catarinense vai reforçar o controle no Aeroporto Hercílio Luz, que já possui barreira sanitária com medição de temperatura, testes feitos na hora e formulários de isolamento.  Além disso, barreiras sanitárias também serão instaladas em vias terrestres para abordar veículos vindos de São Paulo.

Para inibir aglomerações, equipes da vigilância sanitária, Susp e Guarda Municipal vão atuar no período noturno em bares e restaurantes. Com apoio da Polícia Militar, Polícia Civil e Ministério Público, o município também vai aumentar a fiscalização em caso de denúncias de festas particulares.

Aplicativos de locação de imóveis ou site de buscas e reservas estão proibidos de fazer novas locações para o período de 20 a 25 de maio, para turistas vindo de São Paulo. A medida vale para novas reservas.

Florianópolis possui, atualmente, a menor letalidade por Coronavírus do Brasil em relação às capitais brasileiras. Além disso, a cidade vem conseguindo estabilizar o número de novos doentes. Nas últimas três semanas, houve queda neste número. Atualmente a cidade possui 603 pessoas que já foram confirmadas com COVID-19, sendo que 506 já se recuperaram, 90 ainda estão doentes (a grande maioria em isolamento domiciliar) e 7 morreram.