Gabinete do Prefeito

30/09/2022 - Gabinete
Floripa Rosa: prevenir salva vidas
Prefeitura de Florianópolis, em parceria com diversas entidades da cidade, terá programação especial em outubro, mês de prevenção ao câncer de mama

foto/divulgação: Divulgação

Campanha é feita em parceria com diversas entidades da Capital

Investir em prevenção ainda é a melhor estratégia para combater o câncer de mama e salvar vidas. É pensando em prevenir, que a Prefeitura de Florianópolis lança, ao lado de outros 13 parceiros, uma programação especial neste Outubro Rosa. A campanha Floripa Rosa, que tem a identidade visual assinada pelo artista plástico Luciano Martins, inicia neste sábado (1º de outubro) com uma série de ações especiais: iluminação rosa no Floripa Airport e em prédios e áreas públicas, realização de mutirão de exames para mulheres e distribuição de kits com itens de cuidado pessoal ao final da campanha. 


“A campanha Floripa Rosa une o Poder Público e a iniciativa privada em torno de um grande objetivo: disseminar atitudes preventivas ao câncer de mama e conscientizar a todos sobre a importância de cuidar da saúde, ficar atento aos sinais e buscar auxílio médico quando necessário”, explica o prefeito Topázio Neto.


Caminhada - Um dos destaques da programação do Floripa Rosa será a caminhada e o piquenique no Parque de Coqueiros na manhã de 8 de outubro (detalhes serão divulgados no decorrer da semana). Outra ação importante será realizada pelos parceiros do Hospital Baía Sul, do Hospital de Caridade, da Clínica Santa Helena e da Clínica Imagem, que juntos vão oferecer exames importantes para a  prevenção e o diagnóstico do câncer de mama. Nos centros de saúde da Capital, haverá uma agenda especial de atendimentos, com consultas, exames e orientações. 


Kits de cuidado pessoal - Durante todo o mês, haverá a arrecadação de itens de cuidado pessoal, como absorventes, shampoo, sabonete, creme dental e escova de dentes.

Qualquer pessoa pode participar levando sua doação até um dos locais de coleta: Hospital Baía Sul, Amucc, Clínica Santa Helena, Clínica Imagem, Hospital de Caridade, Acif, OAB/SC, Sesi Farmácia, Hemosc e nos centros de saúde da Agronômica, Córrego Grande, Itacorubi, Pantanal, Trindade, Coqueiros, Saco dos Limões, Estreito, Capivari, Canasvieiras, Ingleses, Jurerê, Rio Vermelho, Campeche, Fazenda do Rio Tavares, Lagoa da Conceição, Morro das Pedras e Pântano do Sul.

O material arrecadado será doado pela Fundação Somar Floripa ao final da campanha. A Somar destaca ainda que ao longo de todo o mês está com vagas abertas de voluntariado no site somarfloripa.com

PROGRAMAÇÃO DO FLORIPA ROSA


5 DE OUTUBRO
Ação de conscientização no TICEN das 10h às 15h com Amucc

8 DE OUTUBRO

Caminhada Floripa Rosa e piquenique no Parque de Coqueiros 

11 DE OUTUBRO
Show do Coral Vozes de Santa Catarina no vão central do Beiramar Shopping

19 DE OUTUBRO
Tarde de cuidados e bem-estar de mulheres idosas   

20 DE OUTUBRO
Evento da OAB/SC: esclarecimento das garantias previdenciárias, tributárias e trabalhistas, às 10h. Inscrições no site da OAB/SC.

22 DE OUTUBRO
Dia D nos Centros de Saúde
Mutirão de reconstrução mamária (Amucc)

ATIVIDADES AO LONGO DO MÊS

- Iluminação rosa em espaços públicos: Largo da Alfândega, Mercado Público, Figueira e pontes Hercílio Luz, Pedro Ivo e Colombo Salles. 
- Intensificação de consultas, exames preventivos e orientações durante todo o mês outubro
- Distribuição de kits com itens de cuidado pessoal ao final da campanha 
- Aulas de dança 
- Estímulo aos trabalhos escolares sobre o tema
- Busão da vacinação com vacinas contra o HPV 
- Mutirão de exames para mulheres 
- Corrida digital durante todo o mês de outubro (Amucc) 
- Iluminação rosa no Floripa Airport e auxílio na divulgação da campanha Floripa Rosa

PARCEIROS DA PREFEITURA DE FLORIANÓPOLIS

Hospital Baía Sul
Amucc
Clínica Santa Helena
Clínica Imagem
Hospital de Caridade 
Acif
OAB/SC 
CAASC 
Sesi Farmácia 
Hemosc
Floripa Airport 
CDL Florianópolis
FloripAmanhã