Gabinete do Prefeito

25/03/2019 - Administração
Prefeitura de Florianópolis implanta novo sistema de gestão de parcerias

foto/divulgação: Audenir de Carvalho

Prefeitura de Florianópolis implanta novo sistema de gestão de parcerias

Mais transparência, agilidade, visão geral e clara da aplicação dos recursos investidos por meio das parcerias firmadas entre Prefeitura de Florianópolis e Organizações Sociais da Sociedade Civil (OSCs) são os objetivos do sistema de gerenciamento desse processo que vem sendo implantado na administração municipal desde fevereiro deste ano. Todas as OSCs parceiras e servidores da prefeitura de Florianópolis receberão treinamento para utilização do novo sistema.

 

Completamente informatizado, o novo procedimento vai permitir que as organizações que firmarem parceria com uma ou mais unidades gestoras (órgãos da prefeitura), se cadastrem e mantenham os dados cadastrais e demais documentos atualizados; que elaborem o envio e acompanhem a avaliação da participação nos processos de chamamento público; vai possibilitar que sejam feitos os envios das notas fiscais, comprovante de pagamento e outros comprovantes para prestação de contas; cadastro, atualização, registro de turmas, grupos e atividades individuais realizadas, com registro de presença, anexo de fotos e relatos das atividades; prestação de contas da execução do plano de ação, declarando o cumprimento ou não da ação, com inserção de relatos, fotos e demais documentos comprobatórios; e acesso aos relatórios, gráficos e informações gerenciais que facilitem o acompanhamento do desenvolvimento do projeto e aperfeiçoamento da execução da parceria.

 

Em contrapartida, a prefeitura terá acesso ao perfil dos beneficiados pelas parcerias, áreas que mais recebem ou demandam de investimentos, controle pleno dos processos, tendo em vista que todo o trâmite, que normalmente envolve mais de um órgão, estará concentrado e disponível em uma única plataforma online. As unidades gestoras poderão monitorar tudo pelo sistema, de forma também online: publicar editais, divulgar, receber, avaliar e aprovar ou não, projetos em cada chamamento público, bem como monitorar em tempo real, avaliar e emitir parecer sobre prestações de contas das organizações parceiras, em relação aos atendimentos, plano de ação e execução financeira. Quando a entidade submeter alguma documentação, a secretaria e o responsável receberá o aviso por email de que há uma documentação pendente e o próximo responsável pelo trâmite também receberá um aviso igual. Havendo algum erro, o sistema emite alerta para o responsável anterior.

 

Economia de tempo, prevenção de perda ou extravio de documentos, já que até então todo o processo vinha sendo realizado de forma física, diminuição da burocracia, integração de dados, mensuração do impacto e eficácia dos investimentos feitos pela prefeitura, controle da execução do plano de trabalho das entidades parceiras e visão geral de todo o trâmite são alguns dos benefícios do novo processo.  “A nossa gestão sempre se pautou na transparência e respeito a população de Florianópolis. Um dos nossos compromissos é justamente o de inovar e melhorar os processos que já existem. É nossa responsabilidade, não só arrecadar e ir em busca de recursos, mas também o de prestar contas a todo cidadão contribuinte. Com o sistema informatizado, teremos um banco de dados estruturado, com informações precisas e um ambiente seguro de armazenamento. Também vamos ganhar tempo no gerenciamento desses processos sem deixar a eficiência de lado”, afirma o Prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro.

 

A Bússola Social é a empresa responsável pela implantação, configuração, treinamento das organizações e servidores, customização, migração e conversão de informações existentes e necessárias a operação do novo método integrado de gestão de parcerias com as organizações sociais.