Gabinete do Prefeito

08/05/2020 - Gabinete
Em duas semanas, Florianópolis tem queda de 5% no número de infectados por COVID-19

foto/divulgação: Leonardo Sousa / PMF

Número de infectados por COVID-19 diminuiu em duas semanas

 

A cidade de Florianópolis possui, nesta sexta-feira, 105 pessoas infectadas pelo Coronavírus, de um total acumulado de 443 que já contraíram a doença. Esse número é 5% menor do que os 111 infectados há 14 dias, 24 de abril. Isso significa que o número de pacientes curados tem crescido proporcionalmente mais do que o número de novos infectados.

“Não há dúvidas que é uma excelente notícia. Pela primeira vez estamos vendo queda no número de doentes. Mas não significa que vencemos a doença, apenas que estamos tendo mais curados do que novos casos. Se a estratégia de ficar em casa, usar máscara quando sair e diversas outras exigências para funcionamento do comércio tem dado certo, precisamos manter”, disse o prefeito Gean Loureiro.

Florianópolis foi a primeira capital brasileira a iniciar o distanciamento social, já em 13 de março. Desde então, preparou sua equipe de saúde, comprou equipamentos de proteção individual para três meses e comprou 35 mil testes para testagem em drive-thru, aeroporto, centros de saúde e em residências. A cidade também colocou para funcionar, já no dia 16 de março, o programa Alô, Saúde, o primeiro serviço pré-clínico gratuito por telefone do Brasil.

ENTENDA OS NÚMEROS

Infectados: pessoas com a doença no momento. Para chegar ao número, pega-se o total de pessoas que já contraiu coronavírus (443), diminui-se o número de curados (331) e de mortos (7), e chega-se ao número de 105.

Infectados total: todas as pessoas que já contraíram a doença, somando os curados, os infectados doentes e as mortes.