Geoprocessamento

home >

Dados Técnicos

 

O Geoprocessamento do Município de Florianópolis trabalha com tecnologias de softwares livres, onde mapas temáticos, ortofotos e mosaicos são integrados e desenvolvidos para que seu usuário possa também realizar impressões da base cartográfica em áreas de seu interesse com escalas pré-determinadas.

 

Através do geoprocessamento corporativo podem ser realizadas pesquisas por :

 

- Distritos administrativos;
- Bairros;
- Logradouros;
- Informações Técnicas (Uso Interno).

 

As informações do geoprocessamento corporativo serão sempre atualizadas pelo responsável de cada setor da administração municipal, onde cada setor deve seguir a topologia determinada ao enviar o arquivo para atualizações.

Para acessar o Geoprocessamento Corporativo de Florianópolis em tempo real o usuáro deve acessar a página na internet através do site: http://geo.pmf.sc.gov.br

 

Sobre o Sistema

 

O projeto Geoprocessamento Corporativo de Florianópolis tem como base a solução VG WebMap desenvolvido pela VIAGEO, nas linguagens PHP, Html, Dhtml, JavaScript e CSS, com recursos comunicação asíncrona (AJAX) e transferência de dados JSON, não requerendo a gravação de componentes especiais na máquina cliente como plugins, applets, servlets, ActiveX.

 

O sistema servidor é licenciado para uso corporativo dentro estrutura da PMF, sendo seu código fonte aberto, facultando ao município a continuidade no desenvolvimento e ampliação da plataforma, visando a melhoria contínua e escalabilidade dos sistemas.

 

O VG WebMap foi desenvolvido utilizando aplicações como a WMS - Web Map Service Mapserver, PostgreSQL, PostGIS sobre uma plataforma Linux e Webserver Apache, sendo todos software livre (GPL), minimizando investimentos em licenciamento de softwares, bem como preservando os investimentos na geração de dados e informações do projeto por adotar características e padrões do OGC - Open Geospatial Consortium, garantindo a interoperabilidade com outros sistemas SIG de mercado.

 

O sistema dispõe da funcionalidades para a assinatura digital de documentos, através do uso das PDDEs e Certificados Digitais, proporcionando recursos para a tramitação e autenticidade de documentos eletrônicos gerados pelo sistema.

 

Característivas técnicas da plataforma Web

 

Sistema Operacional (SO): Ubuntu 6.5

Webserver : Apache/2.2.4 (Ubuntu)

Linguagem: PHP/5.2.3

WMS - Web Map Service : MapServer 4.10.3

Banco de Dados : PostgreSQL 8.2

Extensão Espacial : PostGIS 1.2.1

Certificação Digital : Bry Signer (API Java e PHP)

Browser Suportados : Internet Explorer e Mozilla FireFox

Gerenciador de SIG

DeskTop Suportados : MicroStarion, gvSIG