Guarda Municipal de Florianópolis

22/03/2017 - Segurança
Mais de 100 mulheres participam de oficina de defesa pessoal da Prefeitura

foto/divulgação: Cristiano Andujar

Mais de 100 mulheres participam de oficina de defesa pessoal da Prefeitura

“Vejo frequentemente mulheres sofrendo várias formas de violência, sendo ela física, psicológica e verbal. E eu que já passei por todas estas formas de agressão venho há tempos buscando tudo o que posso fazer para dar um basta nisso”. Assim como Tamara Antunes, cerca de 150 mulheres participaram das oficinas gratuitas de defesa pessoal promovidas nesta quarta-feira pela Prefeitura de Florianópolis com a Guarda Municipal.  Os cursos foram realizados nos três turnos (pela manhã - às 9h; a tarde - às 15h; e a noite - às 19h30min) na base da Guarda Municipal em Coqueiros. A ação faz parte da programação do mês das mulheres e do aniversário da cidade.

 

Por cerca de 3 horas, o instrutor Paulo Limas Filho demonstrou técnicas de defesa pessoal para neutralizar um ataque e fez simulações de perigos reais para mostrar como se comportar nessas situações de risco. Além disso, profissionais do Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CREMV) orientaram sobre os procedimentos de denúncia em casos de violência contra a mulher, divulgando o espaço que é oferecido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e destinado a prestar acolhimento e atendimento humanizado às vítimas.

 

Segundo a comandante da Guarda Municipal e Secretária Municipal de Segurança Pública, Maryanne Mattos, a ideia da oficina surgiu para passar segurança e estimular a autoconfiança nas mulheres. “O índice de violência contra a mulher tem aumentado no Estado e, por isso, é importante que elas conheçam as técnicas básicas de autodefesa, que nem sempre é feita com o uso da força física, mas sim com o equilíbrio emocional, para solucionar um problema de forma rápida e segura”, complementa.

 

Como foram mais de 700 e-mails com solicitação de inscrição, a organização da oficina está agendando novas turmas para que todas as interessadas consigam assistir ao curso. Mais informações pelo e-mail comandogmf@gmail.com


galeria de imagens