Guarda Municipal de Florianópolis

19/04/2017 - Esporte
Pistas da Beira-Mar Norte serão abertas para ciclistas aos domingos
Com início em maio, o projeto “Via Amiga do Ciclista” também vai proporcionar espaço de lazer para a população

foto/divulgação: Leonardo Souza

Prefeitura abre pistas da Beira-Mar Norte para ciclistas aos domingos

Os atletas e adeptos do ciclismo terão um novo espaço para pedalar na Avenida Beira-Mar Norte a partir de 7 de maio. A iniciativa da Prefeitura, em parceria com ACIF e esportistas, intitulada “Via Amiga do Ciclista”, será aos domingos, das 6h às 9h da manhã. As três pistas sentido bairro-Centro, entre o Koxixos e o Trapiche (3,5km), serão abertas para a prática do exercício. Cidades como São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro adotam essa medida para aumentar o espaço destinado ao lazer na cidade.

 

Segundo o prefeito Gean Loureiro, Florianópolis necessita criar essa rotina, por ser a Capital que mais pratica exercícios físicos ao ar livre, além de sediar o Ironman, evento esportivo internacional. “Precisamos valorizar o lazer e incentivar o exercício. Se a população aceitar e avaliar como adequado, poderemos ampliar esta experiência. O objetivo é atrair famílias, esportistas e quem mais queira desfrutar do espaço público”, acrescenta.

 

Por conta da “Via Amiga do Ciclista”, os motoristas devem ficar atentos quanto à rota que deverá ser feita. Quem precisar seguir em direção ao Centro deve fazer o retorno próximo ao Koxixos e ao Direto do Campo, e seguir via Agronômica, passando pelas ruas Rui Barbosa, Frei Caneca, Demétrio Ribeiro e Avenida Mauro Ramos. Outra opção é seguir pelas ruas Bocaiúva e Almirante Lamego. A saída para a Beira-Mar poderá ser feita somente pela sinaleira da Rua Desembargador Arno Hoeschl. Agentes da Guarda Municipal estarão por todo o local para auxiliar o tráfego e prestar informações à população, além disso o aplicativo Waze, que tem parceria com a Prefeitura, vai informar todas as alterações no trânsito. 

 

O projeto foi definido em conjunto com a ACIF, após diversas reuniões semanais entre a Prefeitura, a associação e representantes de assessorias esportivas. Além de todo o suporte na segurança por parte do poder público, a ação vai contar com voluntários no auxílio dos cruzamentos e travessias da Avenida.

 

 

Lazer para a família

 

Além do espaço destinado aos ciclistas, a Prefeitura vai oferecer também programas para toda a família durante o dia nos bolsões na área do Trapiche e da Praça Sesquicentenário. Serão diversas atividades esportivas e recreativas das 9h às 17h. No entorno da Casan, vai ter um palco com música local e pintura para a criançada, além de food trucks. Já quem curte esporte, poderá praticar tênis, futebol e slackline perto do Trapiche.