Guarda Municipal de Florianópolis

28/07/2017 - Segurança
Prefeitura inicia ações de prevenção para melhoria na segurança

foto/divulgação: Cristiano Andujar

Uma guarda mais comunitária é um dos objetivos do programa

Nesta segunda-feira (31), a Prefeitura de Florianópolis lançou o Floripa Segura, programa que engloba diversas ações voltadas à prevenção da violência e à melhoria da segurança em todas as regiões do município. A iniciativa envolve o fortalecimento da polícia comunitária e cidadã; a atuação dos guardas municipais do administrativo para o operacional e o convênio de videomonitoramento com a Secretaria Estadual de Segurança, que vai permitir a manutenção de mais de 300 câmeras que serão espelhadas na Central de Controle de Operações, facilitando a verificação de infrações na cidade e auxiliando no planejamento de ações preventivas.

 

O prefeito Gean Loureiro ressalta a necessidade de atuar em conjunto com a comunidade. “A demanda por mais segurança vem de toda sociedade, por isso nosso objetivo é estar em todas as regiões da cidade e fazer com que as pessoas se sintam seguras e abraçadas pelo poder público”, acrescenta.

 

Segundo a secretária municipal de Segurança Pública, Maryanne Mattos, projetos como a Ronda Escolar nas escolas e creches municipais, Rota Segura no centro histórico e Ronda Bike no trajeto entre continente e centro, por exemplo, previnem ocorrências, garantem maior segurança e aproximam os guardas municipais das pessoas. “Ao intensificar a presença dos agentes em espaços públicos e bairros, cria-se uma integração entre as forças de segurança pública e a comunidade, fortalecendo o vínculo entre as duas partes”, completa.

 

Na ocasião também ocorreu a posse dos membros do Conselho Municipal de Segurança, visando elaborar o Plano Municipal de Segurança, e foi prorrogado por mais dois anos o prazo do concurso realizado em 2015 para nomeação de novos agentes municipais.