Guarda Municipal de Florianópolis

07/06/2022 - Segurança
Guarda Municipal de Florianópolis realiza Operação Lata Velha nesta terça-feira (7)
Ação retira veículos abandonados de ruas e terrenos da Capital

foto/divulgação: Divulgação/PMF

Operação Lata Velha.

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Guarda Municipal e Vigilância em Saúde, realizou nesta terça-feira, 7 de junho, a quinta edição da Operação Lata Velha. Na ação, veículos abandonados e/ou em estado de sucata são recolhidos de ruas e terrenos da Capital. No total, 9 veículos foram removidos por guinchos dos locais de abandono. Por conta das notificações já feitas anteriormente, 17 carros foram retirados pelos proprietários antes da operação da GMF. Desde o início da operação, 83 carros já foram removidos. 
 
Na operação, que faz parte do programa Floripa no Capricho, a Vigilância em Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses, ainda notifica os proprietários dos veículos sobre o recolhimento e sobre o risco à saúde causado pelo abandono. Esses veículos podem se tornar focos de dengue, por conta da água parada, e prejudicar a saúde da população.
 
Além do risco à saúde, outro problema observado ainda é a percepção de menos segurança nos locais de abandono, como explica o secretário Municipal de Segurança Pública, Araújo Gomes: “Nós identificamos estes riscos e agimos em prol do bem-estar da população. A ação faz parte de um conjunto de iniciativas que buscam reparar algumas ‘janelas quebradas’ e construir uma cidade ainda mais segura para a população”.