Guarda Municipal de Florianópolis

28/06/2021 - Segurança
Via Amiga do Ciclista reuniu cerca de 1600 pessoas no último domingo
Após criação do programa, não houve registros de mortes de ciclistas de alta performance na Capital

foto/divulgação: Vinicius Leyser/ Velorama Midia

Vinicius Leyser/ Velorama Midia

Neste último domingo, 27 de junho, a Prefeitura de Florianópolis retomou o programa Via Amiga do Ciclista, na Avenida Beira-mar Norte. A iniciativa busca incentivar as atividades de lazer e facilitar a prática de ciclismo de forma segura. No primeiro domingo, cerca de 1600 pessoas participaram, entre 1000 adultos e crianças na parte da Rua do Lazer, voltada a atividades recreativas, e 600 ciclistas de alta performance na parte da Via Amiga do Ciclista.
  
Durante o período de funcionamento do programa, a Guarda Municipal de Florianópolis realiza monitoramento e está à disposição para atender qualquer intercorrência. Desde a criação da Via Amiga do Ciclista, não houve registros de mortes de ciclistas de alta performance na Capital.
  
O programa está confirmado para ocorrer em todos os domingos com condições climáticas adequadas (sem fortes chuvas), das 6h às 11h, na pista central da Avenida Beira-mar Norte, no trecho que inicia na Rua Desembargador Arno Heschl e o Terminal Integrado da Trindade (Titri). Neste trecho total, há uma parte dividida para a Rua do Lazer e outra para a Via Amiga do Ciclista.
  
A Via Amiga do Ciclista foi criada em 2017 pela Prefeitura de Florianópolis com o objetivo de valorizar o lazer e incentivar o exercício em espaços públicos, e foi suspensa com o início da pandemia. Durante o período que esteve em vigor, o projeto estimulou a utilização das bicicletas na capital, proporcionando um local seguro para os ciclistas e reduzindo o número de acidentes.