Guarda Municipal de Florianópolis

27/08/2021 - Segurança
Guarda Municipal realiza segunda edição da Operação Lata Velha
Na ação, foram recolhidos 15 veículos abandonados em vias ou terrenos da Capital

foto/divulgação: Arquivo GMF

Somando com a primeira ação, são 52 veículos abandonados removidos.

Na manhã desta sexta-feira, 27 de agosto, a Guarda Municipal de Florianópolis, em conjunto com a equipe da Vigilância em Saúde e com apoio da Polícia Militar, realizou a operação Lata Velha, para recolher veículos abandonados ou estado de sucata em ruas e terrenos de toda a Capital. No total, 15 veículos foram removidos por guinchos dos locais de abandono na segunda fase. Somando com a primeira ação, são 52 veículos.
 
Na operação, que faz parte do programa Floripa no Capricho, a Vigilância em Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonozes, ainda notifica os proprietários dos veículos sobre o recolhimento e sobre o risco à saúde causado pelo abandono. Esses veículos podem se tornar focos de dengue, por conta da água parada, e prejudicar a saúde da população.
 
Outro problema ocasionado ainda é a percepção de menos segurança no local onde os veículos foram deixados, como explica o secretário municipal de Segurança Pública, Araújo Gomes:
 
“A operação oferece para a população a melhora na segurança nos locais em que estes veículos ficavam estacionados, além da percepção de mudança positiva nas ruas. A Lata Velha faz parte de um conjunto de ações da Segurança Pública que buscam reparar algumas ‘janelas quebradas’ e construir uma cidade ainda mais bonita e segura”.