Guarda Municipal de Florianópolis

01/09/2021 - Segurança
Guarda Municipal de Florianópolis inicia Operação Primavera
Com a Operação, GMF se torna 24h e prepara efetivo para temporada de verão

foto/divulgação: Arquivo GMF

A Operação Primavera terá duração de três meses, até o início da temporada de verão.

A Secretaria de Segurança Pública de Florianópolis, por meio da Guarda Municipal, deu início nesta quarta-feira, 1º de setembro, à Operação Primavera, uma ação de aperfeiçoamento para a temporada de verão. Com a operação, a GMF passa a ter ampliação do horário de atendimento para 24 horas nas ruas de toda a cidade e também a criação da Guarda Itinerante, no Sul e Leste da Ilha.
 
A Operação Primavera é uma prévia para a temporada de verão, que deve ser mais movimentada do que no ano anterior, pois a vacinação teve uma boa adesão da população da Capital. Mais de 82% da população total já foi vacinada com a 1ª dose e há possibilidade de imunização completa do público adulto até o fim do ano. A Guarda Municipal atua também na fiscalização de estabelecimentos para garantir o cumprimento das regras sanitárias, juntamente com os órgãos competentes. Ações de fiscalização serão intensificadas com a chegada da alta temporada. 
 
O secretário municipal de Segurança Pública, Araújo Gomes, explica que a Operação Primavera terá duração de três meses e será suficiente para aprimorar as ações da GMF em todas as regiões da Ilha.
 
“Sabemos que na temporada de verão o movimento mais intenso da população é descentralizado e se concentra em regiões como Norte, Sul e Leste, por conta das praias, principalmente aos finais de semana. Vamos suprir a necessidade de que haja um maior efetivo nestes locais, com a base fixa da Guarda em Canasvieiras, no Norte, e a base itinerante no Sul e Leste”.
 
Segundo o comandante da Guarda Municipal, Valci Brasil, algumas ações também devem ser intensificadas com esta mudança do efetivo em 24h: “Vamos levar ainda mais segurança para a população com ampliação do plantão, além de criarmos uma dinâmica de operações que possam suprir as principais necessidades deste período, como ampliação de blitz da Lei Seca, patrulhamento de quadriculo nas orlas, ampliação no atendimento do Projeto Guardião em regiões de maior movimento e continuidade em operações que já fazem parte da rotina da GMF”.
 
Base da Guarda Municipal no Norte da Ilha
 
Desde maio deste ano, o bairro Canasvieiras recebeu a instalação de uma base operacional fixa da Guarda Municipal de Florianópolis. A região Norte da Ilha é a mais populosa da Capital, principalmente durante a temporada de verão. A base conta, atualmente, com 22 agentes e com a alocação de cinco viaturas fixas. Na alta temporada este número deve aumentar, para suprir a necessidade da região. 
 
Com um ecossistema de turismo muito demandado por conta dos seus balneários e ampla infraestrutura de hotelaria e gastronomia, a localidade registra um grande crescimento demográfico, fazendo com que seja necessária uma rede de segurança para atender a sua população local.
 
Base itinerante no Sul e Leste da Ilha
 
Para atender também à demanda de aumento da população nas duas regiões durante a alta temporada, a Guarda Municipal criou uma estratégia de base itinerante. Uma unidade móvel ficará cada dia em um ponto diferente em locais movimentados no Sul e Leste, contando com apoio de algumas viaturas que ficarão à disposição para atender ocorrências.