Guarda Municipal de Florianópolis

11/04/2023 - Segurança
Prefeitura de Florianópolis reforça segurança nas escolas com programa de inteligência e monitoramento

Desde a última semana, a Prefeitura de Florianópolis intensificou os processos, alguns que já estavam em andamento, para reforçar a segurança nas escolas e creches da Rede Municipal de Ensino. Nesta segunda-feira (10), foram definidos 12 pontos de atuação para que toda a comunidade escolar esteja protegida durante as atividades. 
 
As ações do programa chamado de Escola Segura envolvem rondas da GMF e PM, mudanças estruturais, disponibilização de atendimentos psicológicos e criação de grupos que debaterão questões de segurança. Todas elas foram baseadas em inteligência preventiva e atenderão demandas de curto, médio e longo prazo para ampliar a segurança e tranquilizar os envolvidos definitivamente.
 
Confira os 12 pontos do Escola Segura
 
1. Revisão de instalações de segurança nas escolas
 
Desde a reunião de emergência convocada pelo prefeito Topázio na quarta-feira, 05 de abril, todas as equipes de empresas de manutenção da Secretaria de Educação estão visitando Escolas e Creches e corrigindo possíveis falhas em grades, portas, acessos das unidades. A Prefeitura está avaliando escola por escola para o caso de aumentar o muro ou reforçar a estrutura.
 
2. PM e GMF reforçam ronda nas áreas escolares de forma coordenada
 
Na segunda-feira, 10 de abril, com o retorno das aulas, agentes da Guarda Municipal estão trabalhando em conjunto com a Polícia Militar para estarem presentes em todas as unidades, seja para controlar e monitorar acesso, seja para fazer rondas na região da unidade escolar.
 
3. Criação de linha direta de denúncias e dúvidas de pais e comunidade escolar
 
Um número direto com a segurança pública de Florianópolis foi criado para que a comunidade escolar possa compartilhar informações de comportamentos estranhos e suspeitos dentro ou relacionados à unidade escolar. A Prefeitura vai intensificar a área de inteligência e monitoramento em conjunto com as forças de segurança do Estado.
 
4. Reforçar procedimentos do Guardião Escolar - dirigentes escolares com GMF
 
Uma linha direta já criada permite que dirigentes escolares acessem diretamente os agentes da Guarda Municipal para solicitar a presença ou reforço em algum caso que necessite intervenção da segurança na unidade escolar. Essa linha já funciona e será reforçada.
 
5. Criação de grupo nas escolas com professores e pais para avaliar segurança da unidade 
 
Cada unidade escolar poderá criar seu próprio comitê de segurança para discussão de medidas que visam melhor monitoramento escolar, inteligência escolar e segurança dentro da unidade. Esse comitê poderá sugerir melhorias e ações específicas e personalizadas para a sua unidade.
 
6. Todas as escolas passarão por treinamento para casos de violência (como fizemos com bombeiros)
 
A Secretaria de Educação de Florianópolis já realiza treinamentos e capacitação para casos de evacuação de eventos como possível incêndio na unidade. O treinamento se estenderá para casos de necessidade de evacuação em eventos de violência.
 
7. Instalar botão de emergência com alarme sonoro 
 
A Prefeitura de Florianópolis vai contratar botões de emergência para as unidades escolares. O dispositivo permitirá o acionamento imediato das forças de segurança bem como um alarme sonoro em toda a unidade para acionar o plano de emergência e evacuação.
 
8. Instalação de câmeras nas escolas
 
Na quinta-feira, 06 de abril, a Secretaria de Segurança de Florianópolis já iniciou a instalação de câmeras de monitoramento em todos os acessos de unidades escolares municipais de Florianópolis. A instalação já estava prevista antes do ocorrido em Blumenau, mas será priorizado o seu prazo de término. 
 
9. Reforço do quadro de vigias nas escolas 
 
A Prefeitura vai buscar reforçar seu quadro de vigias dando preferência para as unidades escolares.
 
10. Unidades com monitores de segurança escolar - dentro das escolas e externo - inspetor escolar
 
A Prefeitura vai enviar à Câmara de Florianópolis um projeto de lei de urgência criando o profissional de monitor escolar e de inspetor escolar. Ambos vão auxiliar nos acessos à unidade, na inteligência para detectar sinais suspeitos e na comunicação com as forças de segurança.
 
11. Disponibilização de atendimentos psicológicos para alunos com comportamento
 
A Prefeitura vai reforçar e aumentar o acesso à profissional de saúde mental para que alunos, professores e comunidade escolar possam utilizar.
 
12. Criar a câmara técnica de segurança escolar no âmbito do Gabinete de Gestão Integrada de Segurança Pública (GGI-M)
 
Um Grupo de Trabalho está sendo criado para avaliar permanentemente os avanços e necessidades para melhoria em segurança e inteligência de segurança nas unidades escolares.