Guarda Municipal de Florianópolis

12/05/2023 - Trânsito
Abertura do Ciclo do Divino Espírito Santo em Florianópolis será neste sábado (13)
Trânsito da região Central vai sofrer alterações durante os eventos do final de semana

Com a previsão de grande público para a abertura do Ciclo do Divino Espírito Santo neste sábado (13), a Prefeitura de Florianópolis, por meio da Guarda Municipal, fará algumas alterações de trânsito na região Central. Também no fim de semana será realizada a procissão com a imagem da Nossa Senhora de Fátima, no domingo (14), em que mudanças no entorno do Centro serão feitas pela GMF. 
 
“São eventos que esperamos um grande público e para garantir a segurança do público e a tranquilidade do trânsito nas regiões onde ocorrerão as festividades, a Guarda Municipal estará presente e atenta para que tudo ocorra da melhor maneira”, destaca Andrey Vieira, comandante da GMF.
 
O Ciclo do Divino Espírito Santo é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte. Uma das tradições culturais mais antigas da Ilha, as festividades vão de maio a setembro, iniciando com a abertura na Catedral Metropolitana e, posteriormente, com 14 festas nas igrejas e capelas de diferentes bairros de Florianópolis.  
 
Confira a programação da abertura do Ciclo do Divino
 
8h - Concentração
 
Local: Salão da Catedral Metropolitana de Florianópolis 
 
9h - Abertura com autoridades e hasteamento da bandeira do Divino
 
Local: Rua Padre Miguelinho, n 58
 
9h30 - Cerimônia Benção de Pães
 
Local: Catedral Metropolitana de Florianópolis 
 
10h - Saída do Cortejo
 
Local: Catedral Metropolitana para as ruas centrais de Florianópolis
 
Confira as alterações de trânsito
 
Cortejo do Ciclo do Divino - Sábado, das 8h às 12h
 
O Cortejo partirá do Largo da Catedral, que ficará fechado durante toda a passeata. Do Largo, os cidadãos seguirão em direção à Rua Felipe Schmidt até o cruzamento com a Rua Jerônimo Coelho. Após a chegada à Jerônimo Coelho, o público percorrerá o caminho até a esquina com a Rua Conselheiro Mafra, onde os presentes caminharão até a região da Praça XV e retornarão ao Largo da Catedral.
 
Procissão com a imagem da Nossa Senhora de Fátima - Domingo, a partir das 16h
 
Os fiéis partirão do Parque da Luz em direção à Ponte Hercílio Luz. No momento do cruzamento com a ponte, a Rua Jorn. Assis Chateaubriand será fechada. Após passar pela Ponte Hercílio Luz, a Rua 14 de julho será fechada até a procissão entrar na Beira-Mar Continental, a qual terá um desvio de trânsito até o público chegar à Rua Belmira Isabel Martins, que será fechada durante a passagem, assim como a Rua Fúlvio Aducci, até a procissão entrar na Rua Afonso Pena. Após a procissão passar pela Afonso Pena, a Rua Gen. Liberato Bittencourt também será fechada no momento do cruzamento da procissão para chegada à Igreja N. S. de Fátima, ponto final da passeata.