29/11/2022 - Meio Ambiente
Prefeitura de Florianópolis em parceria com empresas instalará coletoras de bitucas nas praias e bairros do Município
As bitucas recolhidas serão recicladas e doadas para entidades da Capital para produção de artesanato

foto/divulgação: Pedro Perez/PMF

Coletores de bitucas

A Prefeitura de Florianópolis, em parceria com as empresas Japan Tobacco International (JTI) e a Poiato Recicla, lançou nesta terça-feira (29) a instalação de coletores de bitucas em 10 praias e bairros do Município. Através da instalação das caixas coletoras, as bitucas terão o descarte adequado, além da realização da reciclagem do material, para posteriormente ser utilizado em itens de artesanato.

 

Será feita distribuição estratégica e sinalizada de pontos de coleta de bitucas por toda Florianópolis. As praias e os bairros que receberão as caixas coletoras são: Canasvieiras, Jurerê Internacional, Beira Mar Norte, Ponte Hercílio Luz, Lagoa da Conceição, Campeche, Morro das Pedras, Beira Mar Continental, Costão do Santinho e Ingleses.

 

Além da coleta, serão realizadas campanhas de sensibilização e conscientização sobre o impacto negativo ao meio ambiente causado pelo descarte irresponsável dos rejeitos de cigarro.  “Apesar do pouco volume no total de lixo da cidade, a bituca descartada sem destino correto causa impactos na proteção ambiental. O projeto em parceria com a JTI e a Poiato tem como objetivo diminuir ainda mais essa quantidade e contribuir para um planeta mais limpo”, explica o Secretário Municipal do Meio Ambiente, Fábio Braga.

 

Todo o material coletado seguirá para reciclagem e transformado em massa celulósica. Essa massa é doada a entidades assistenciais de Florianópolis para produção de itens como blocos de notas e artesanato. Esta cadeia de ações contribui efetivamente para o fortalecimento da economia circular, que promove o desenvolvimento econômico, priorizando insumos renováveis e recicláveis, além de proporcionar geração de renda a famílias em vulnerabilidade social. 

 

“A instalação desses coletores de bitucas na Capital é mais um passo para atingir a nossa meta Florianópolis Lixo Zero 2030. Somente em 2021 reciclamos cerca de 20 mil toneladas dos resíduos da cidade e a coleta e reciclagem das bitucas de cigarro vem para somar os nossos esforços. Essa ação trará mais sustentabilidade para o município e fomento ao artesanato local, incrementando a renda de muitas famílias”, ressalta o prefeito de Florianópolis, Topazio Neto.


galeria de imagens