08/03/2017 - Saneamento
Florianópolis recebe maior pacote de saneamento da história da cidade

foto/divulgação: Cristiano Andujar

Florianópolis recebe o maior pacote de saneamento da história da cidade

Dando início às festividades de aniversário da cidade, a Prefeitura anunciou o maior pacote de saneamento da história de Florianópolis nesta quarta-feira. Em conjunto com a CASAN, o prefeito Gean Loureiro inaugurou uma obra e anunciou mais quatro que, no total, chegam a R$ 350 milhões em investimentos. Cerca de 190 mil habitantes serão beneficiados diretamente. As obras contemplam os bairros Capoeiras, Abraão, Campeche, Ingleses, Santinho, Saco Grande, João Paulo, Monte Verde, Cacupé, Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui.


 As cinco obras acima e mais os recentes investimentos em saneamento concluídos em Canasvieiras (nova estação de tratamento), praia da Lagoinha (rede de coleta e tratamento) e Jurerê Tradicional farão com que nos próximos dois anos a capital do Estado salte dos atuais 56% de cobertura de esgoto tratado para 72%.  Essas iniciativas fazem parte do Plano Florianópolis de Saneamento, que, no momento, contempla 45 obras da CASAN em 31 municípios catarinenses. Quando estiverem todas concluídas, no final de 2018, o Estado deve sair da 18ª posição do ranking nacional de cobertura de esgoto para o quarto lugar, com índice de 49%.


Segundo Gean, Florianópolis começa a dar um grande passo em direção ao tratamento de esgoto em todos os bairros: “Esse é um tema emergencial que envolve principalmente a saúde e o turismo do nosso município. É uma prioridade para a administração municipal”. O ato será acompanhado pelo governador em exercício, Eduardo Pinho Moreira.


Com os novos investimentos, todas as unidades de esgoto da cidade passam a receber tratamento do tipo terciário, que é considerado o mais eficiente sob o ponto de vista ambiental, pois remove inclusive fósforo e nitrogênio (além de coliformes) no processo de depuração. "É o maior investimento em sistemas de esgotamento sanitário de uma só cidade do país", revela o presidente da CASAN, engenheiro Valter Gallina.


galeria de imagens